Páginas

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

BRASIL COMBATE ÓBITO MATERNO

foto: divulgação

Em 2000, os 191 países membros das Nações Unidas adotaram a Declaração do Milênio, com oito compromissos concretos que, cumpridos, poderão melhorar o destino da humanidade. São, ao todo, 18 metas e 48 indicadores nacionais que podem ser acompanhados, comparados, avaliados e cobrados pela sociedade, dentre eles destaca-se o item MELHORAR A SAÚDE MATERNA.
O Brasil apesar de possuir uma taxa considera alta da mortalidade materna, conseguiu alguns avanços importantes nessa direção. Desde 1990 o país reduziu mortes de mães em 46%, analistas atribuem aos investimentos na qualidade e a cobertura do pré-natal, e a qualidade do parto também.

Outro ponto importante foi o aperfeiçoamento do sistema de monitoração da notificação de óbitos, bastante ampliado nas regiões Sul e Sudeste, o que possibilita uma investigação sistemática dos óbitos maternos.
O ministro Temporão trabalha, atualmente, em parceria com estados e municípios, com apoio de especialistas e de entidades, na vigilância do óbito materno.
Em 2008 Minas Gerais registrou, segundo dados do Ministério da Saúde, 101 óbitos contra 244 de São Paulo. No Sul a situação é mais controlada, por exemplo, no estado do Rio Grande do Sul foram registrados apenas 83 óbitos maternos, em 2008.

5 comentários:

  1. Edição do Blog01/09/2010, 14:13

    Da edição do blog

    Conhecimento e informação é bom partilhar. Aos amigos e leitores do blog recomendo entrar no site do senado - www.senado.gov.br e fazer o cadastro para receber gratuitamente e em casa o Jornal do Senado, também enviarão no seu endereço a revista "Em Discussão", ambos trazem informações e temas interessantes sobre vários assuntos pertinentes a sociedade.
    Boa leitura!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela sua abordagem e lembrança às mulheres!

    ResponderExcluir
  3. Paulo estou feliz por sua atitude em sair candidato a deputado estadual só assim teremos alguém para fazer valer os nossos direitos.

    ResponderExcluir
  4. Paulo Tadeu , encontrei com vc hoje no Terminal Vila Nova fazendo corpo a corpo com eleitor. Podemos constatar o verdadeiro Fiasco que é este sistema integrado , eu contei nao passavam de 10 eleitores ali aguardando . Com certeza o espaco seria melhor utilizado , se transformados em Posto de Saude ou Creche.

    ResponderExcluir
  5. Mudando de assunto, hoje ocorreu um incidente em uma escola da Zona SUL:

    Uma adolescente teve uma parada cardio-respiratória e o SAMU não quis atender prontamente, demorando no atendimento. A menina foi socorrida pela diretora e professores e correu risco de morte, pois chegou ao hospital "sem sinais vitais" levando 40 minutos para ser reanimada.

    Gostaria de explicações sobre os atendimentos do SAMU, pois pelo que ouvi falar a principio ele recusou-se a fazer o atendimento porque era dentro da instituição. Estou extremamente preocupado sobre este assunto, pois poderia ter sido meu filho.

    Lembrando que poucos minutos desanimados pode causar graves seqüelas para a saúde da menina.

    Estou postando aqui, pois confio em você e acredito que o senhor possa ter respostas.

    Muito obrigado.

    ResponderExcluir

Não serão publicados comentários com conteúdos onde se apresentam ofensas pessoais e palavras de baixo calão. Os comentários postados aqui são de inteira responsabilidade dos internautas.