Páginas

segunda-feira, 19 de abril de 2010

SOBRE PESQUISAS

Navegante pergunta porque não comentei pesquisa do DATAFOLHA, visto que o faço com as pesquisas favoráveis à minha candidata, a Dilma. Se o navegante prestar atenção mesmo quando publico faço ressalvas, o importante é a tendência, não os números. Quem está atento ao comportamento da grande mídia, sabe que o candidato da Folha é o Serra, apoiado tambem pela Editora Abril (Veja, etc), organizações Globo e seu braço o IBOPE. A Folha vinha tentando desqualificar o SENSUS e o VOX POPULI, acenando que seus números seriam outros. Na verdade, o DATAFOLHA registra sua pesquisa afirmando que a amostragem seria baseada no censo de 2000 e projeções para 2009, segundo o IBGE. Só que na pesquisa não faz isso - aumenta a amostra paulista, de 18 para 71 bairros da capital e de 25 para 55 cidades no interior do Estado, sem fazer alterações nas demais unidades. O que o DATAFOLHA fez foi entrar na torcida do Corinthians e perguntar para qual time torcem seus integrantes. Não tenho dúvida que o IBOPE vem no mesmo rastro. Portanto esta pesquisa não serve nem para aferir tendência.

3 comentários:

  1. Esses desgraçados pensam que o povo é idiota. Mas o povo não é bobo não e dar dar a maior piaba no Serra que vai perder até o rumo. Ficam mentindo com estas pesquisas mentirosas e fajutas, mas a realidade vai dar Dilma logo no primeiro turno e os tucanos vão para ponte que caiu!

    ResponderExcluir
  2. Paulo, aqui é o Lucas Rafael Chianello. Não precisa aprovar meu comentário. Apenas peço para você divulgar no seu blogue o texto que publiquei no meu. O título é "Institutos de Pesquisa: os novos inimigos de Dilma - Parte II".

    O endereço do blogue é www.alemdagrandemidia.blogspot.com. Obrigado desde já, companheiro!

    ResponderExcluir
  3. Bom, eu acredito na Vox, de Marcos Coimbra, Doutorado em Oxford, e na Sensus, do Ricardo Guedes, pos doutorado em Chicago. O Montenegro do Ibope, nem sei se formou e o pessoal da Folhe não tem relevância nos meios acadêmicos.

    ResponderExcluir

Não serão publicados comentários com conteúdos onde se apresentam ofensas pessoais e palavras de baixo calão. Os comentários postados aqui são de inteira responsabilidade dos internautas.