Páginas

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

A HISTÓRIA DO IFET

O trabalho em torno do resgate da promessa de campanha feita por Odair Cunha, deputado federal pelo PT, quando das últimas eleições municipais, acabou resultando no concreto compromisso de que a região Sul de Minas vai contar com uma unidade do IFET.
É bom recordar que este trabalho de cobrança aconteceu quase na iminência de várias cidades perderem o prazo para ver a promessa caminhar no sentido de sua realização. Ao deputado Odair Cunha cabe reconhecer que teve a altivez necessária para agir e cumprir o que prometera, antes de perguntar de onde vinha a cobrança.

A importância do IFET
Importa muito para uma cidade ter um IFET, importa demais para região que aqui se erga um Instituto Federal de Ciência e Tecnologia. A iniciativa implanta na região um campus de curso superior, com ensino público gratuito, e recompensa uma luta travada pela comunidade em favor da transformação da FESP em unidade da Universidade do Estado de Minas Gerais, sempre barradas pelos seus dirigentes que, quando isso não ocorria, não demonstravam grande desejo de ver este sonho regional virar realidade.
Agora mesmo, quando a FESP perde a sua ligação com o governo do Estado, já que pedagogicamente deve satisfação ao MEC, não se viu grande esforço por parte de Fábio Kallas, que preside a entidade, para que este vinculo seja mantido. O IFET resgata o sonho dos que acreditam que a região mereça uma instituição de ensino superior gratuito.
Uma conquista política para Odair Cunha. Uma vitória para educação e toda a comunidade.  

18 comentários:

  1. Paulo você é do bem. Cuidado com esse deputado que é apenas mais um coronel. Um coronel novo é tão coronel quanto os outros velhos coronéis. Ele quer manter no seu cabresto o PT da região, mas não tem afinidade nenhuma com a história do partido. O IFET é conquista sua e de muita gente boa.

    ResponderExcluir
  2. Deputado sua deficiência apenas se resume em não dar a importância que Poços de Caldas merece.
    Somos o maior colégio eleitoral do Sul de Minas, perdemos referência por estar nas mãos de um grupo político que ainda não enfrentou um bom embate. Por isso, invista mais por aqui.Entretanto, parabéns pela conquista, nossa juventude agradece.

    ResponderExcluir
  3. Odair Cunha parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Prefeito oriente o Vereador Flávio para lembrar o Deputado Odair Cunha na próxima sessão da Câmara. A paternidade do IFET está sob risco de ser apropriada indevidamente pelo incompetente Paulo Cesar Silva, fantoche do Navarro e pelos deputados turistas que se dizem representar Poços.
    Se possível traga o Odair Cunha à Poços.
    Parabéns ao moderno PT que não nega benefícios nem às administrações municipais que não apóiam o governo Lula.
    Está na hora de renovar a mentalidade do PT de Poços. Missão difícil para você prefeito.

    ResponderExcluir
  5. Paulo o IFET também é conquista sua.
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  6. O PT regional sul mineiro deve aprende com o presidente Lula. Criticar menos os de dentro e enfrentar com coragem e sabedoria os de fora.
    O povo de Poços de Caldas sabe que o melhor projeto é do PT, mas não confia e se sente inseguro com alguns pessoas.

    ResponderExcluir
  7. Juliana Tristão19/02/2010, 13:54

    Graças a Deus algo evoluiu na atrasada Poços de Caldas!

    ResponderExcluir
  8. O deputado está de parabéns!

    ResponderExcluir
  9. Bem que podia dar mais atenção para Poços e não só aparecer em época de eleição

    ResponderExcluir
  10. Não é só porque é de esquerda que devemos fechar os olhos para as limitações de determinadas pessoas. De moderno o Odair não tem nada. Tem muito de oportunista, mas é uma figura menor, jamais vai ter tamanho, competência e preparo para comandar o PT aqui da região. É apenas mais uma figura de ocasião, com quem vamos ter que conviver durante um tempo, até que surjam ou resurjam políticos populares que realmente mereçam o nosso respeito e admiração.

    ResponderExcluir
  11. Rodrigo Reis19/02/2010, 16:50

    Não concordo com as críticas feitas ao Deputado Odair. Quem as fez certamente não conhece o Deputado, sua história no PT e seu projeto político-partidário para a nossa cidade e região. Ao contrário do que dizem, Odair não será só uma passagem e sim permanecerá realizando um ótimo trabalho por Poços e região e terá do PT de Poços toda ajuda necessária e possível para isso. Por outro lado o difícil é esperar que alguém da atual administração de poços e seus nobres representantes na Assembléia e Camara dos Deputados reconheçam que o IFET é um programa do Governo Federal, do PT, e que a ajuda do Deputado Odair e do Paulo Tadeu foram fundamentais para a concretização desta conquista, porque este é o modo de fazer política destas pessoas, se apropriar das coisas na calada da noite. Mas tanto Paulo quanto Odair são maiores que isso...tenho certeza...

    ResponderExcluir
  12. A falta de "modernidade" parece marca maior dos nossos políticos.
    Aquele comercial do refrigerante KUAT tem tudo a ver - ABRA A CABEÇA.
    Competência e preparo se adquire. Respeito e admiração são subjetivos e se confundem no imaginário de algumas pessoas com a inveja. Esse é outro mal que ronda a "pobre de espírito" política mineira.

    ResponderExcluir
  13. Paulo,
    hoje já saiu matéria no Jornal dizendo que o Deputado Geraldo Tadeu destinou verba para o Ifet de Poços, ou seja, estão tentando confundir a população e assumir a paternidade desta importante conquista

    ResponderExcluir
  14. Ao anônimo que citou os jornais de Poços...
    É esperado que isso aconteça. Inesperado é o silêncio da oposição. Saber que os jornais irão escrever asneiras, isso o poçoscaldense sabe todo dia ao abrir os olhos.
    Até escrever que a vereadora Ciça está virando a casaca já escreveram... A escrita é um desastre. Parece revistinha global de fofoca suburbana.
    O pessoal precisa pôr o bloco na rua. Acorda minha gente!

    ResponderExcluir
  15. Alguem ja viu esse odair cunha por aqui? Tenha dó...o cara só aparece pra pedir voto...forasteiro!

    ResponderExcluir
  16. Anonimo
    Neste raciocínio os deputados residentes em Poços deveriam se abster de pedir votos em outras cidades? Seriam forasteiros por lá? É importante entender que um deputado federal ou estadual tem seu domicílio no Estado, não no município. Obrigado pela contribuição ao debate.

    ResponderExcluir
  17. Realmente, problema algum de onde é o deputado. E os deputados federais, como o próprio nome indica, devem obrigaçõea a todo o país, não apenas aos seus distritos. A crítica ao nobre deputado é o seu estilo clientelista de ser. Ele parece com qualquer deputado de direita, dos mais antigos. Temo que direita ou esquerda não estejam entre as referências do nosso nobre deputado. Na verdade, mesmo utilizando tanto a igreja para suas campanhas, ele pouco sabe da teologia da libertação.

    ResponderExcluir
  18. Divertido este debate para ver quem é o pai do filho bonito. Acho que a população de Poços deve agradecer a todos os deputados e demais pessoas que ajudaram no projeto do IFET, mas sou testemunha de que o idealizador do projeto foi o Paulo Tadeu. Há bem mais de três anos atrás, conversamos sobre a idéia de levar um centro de produção do mais avançado conhecimento para Poços de Caldas. Foi uma conversa informal, regada a cerveja, em um bar de Belo Horizonte. Nessa época ninguém pensava nisso e o Paulo, mostrando toda a sua grande visão, tinha a convicção de que Poços ou qualquer município do mundo só poderia dar um grande salto para o futuro, preparando sua juventude para a economia do amanhã. Paulo, na minha opinião, é dos poucos políticos que conseguem transcender muito acima das preocupações mundanas da luta pelo poder, com idéias originais e avançadas.

    ResponderExcluir

Não serão publicados comentários com conteúdos onde se apresentam ofensas pessoais e palavras de baixo calão. Os comentários postados aqui são de inteira responsabilidade dos internautas.