Páginas

sexta-feira, 11 de junho de 2010

DMAE - O QUE VÃO TENTAR HOJE

Uma das formas de solucionar o problema, é ensaiar possibilidades. Vamos imaginar, passo a passo, o que ocorreu com a água da Saturnino de Brito e os atos do diretor do DMAE e do prefeito:
1 - Perceberam, como todo mundo, que a água da represa apresentava coloração verde anormal.
2 - Determinaram que fossem realizadas análises para identificar o problema.
3 - Os técnicos do DMAE diagnosticaram níveis tóxicos de fluor na água e comunicaram o diretor.
4 - Monitoraram o Ribeirão da Ponte Alta e descobriram haver descarga industrial de fluor.
5 - Esta alta concentração de fluor, provavelmente, tem origem em poço artesiano (fenomeno comum em Poços) utilizado nas atividades da indústria.
6 - Identificada a indústria poluente, as autoridades fizeram uma "operação abafa" para proteger a empresa, em prejuízo do povo consumidor e do meio ambiente.
7 - Garantiram para a população que estava tudo normal, esperando que a questão se normalizasse.
8 - Enquanto isso, cerca de 40% da população, incluindo crianças, grávidas, idosos, doentes, hospitais, escolas, creches, hotéis, restaurantes, igrejas, bares, oficinas, lojas, etc continuaram a consumir a água envenenada (acima de 1,5 ppm de fluor - nível tóxico).
9 - O problema foi se agravando, porque os níveis de fluor foram aumentando na represa, especialmente porque a temporada de chuva acabou.
10- Os técnicos do DMAE exigiram uma posição do executivo municipal, que teria convidado o industrial para a mesma reunião e destratado os servidores.
11- Descobrimos o problema. O diretor do DMAE tomou as seguintes providências - restringiu o acesso aos resultados de análise e deu entrevista dizendo que a água está boa. Estuda uma alternativa de utilizar a água de outras estações de tratamento, sem comunicar a população. Isso é possível, mas haverá racionamento de água.
12 - Hoje vão tentar estancar a contaminação industrial. Isso é possível, mas é tarde. Se são quase dois meses de contaminação da represa serão necessários, no mínimo, mais dois meses para despoluir a represa. O objetivo seria apenas limpar a barra do industrial.
Bons de serviço e, muito melhor, de coração. Que o diga o industrial!

4 comentários:

  1. Paulo, pq vc naum da nome aos bois?!?!
    a culpa eh da curimbaba?!?!

    ResponderExcluir
  2. Qual é a indústria poluidora????

    ResponderExcluir
  3. Péricles Machad11/06/2010, 10:06

    Bom Dia Paulo Tadeu.
    Infelizmente, tudo que aqui está postado é verdade, e mais , tentam enganar a população, escondendo os problemas, aliás , escondendo não, prejudicando a saúde das pessoas, e o pior de tudo, colocando á frente, unicamente e exclusivamente o INTERESSE POLÍTICO.
    Quanto ao Diretor do DMAE, vale ressaltar que, tudo bem sou o DIRETOR, SOU A HIERARQUIA MAIOR, e daí, duvidar dos procedimentos, do resultado com cautela , do cuidado que tem a ANA M. Ferreira, competente no que faz, e mais faz com amor, não pelo simples fato de ser funcionária do DMAE e cumprir apenas com sua obrigação, e ainda colocar em risco a nossa saúde 150.000. Acho que é hora do Prefeito pensar um pouco mais em Poços , e deixar o interesse Político de lado.

    ResponderExcluir
  4. Se o Mp, os órgãos de fiscalização do meio-ambiente e a própria polícia não tomarem atitude séria e rigorosa, pode jogar a toalha pq isso aqui é terra de ninguém.

    ResponderExcluir

Não serão publicados comentários com conteúdos onde se apresentam ofensas pessoais e palavras de baixo calão. Os comentários postados aqui são de inteira responsabilidade dos internautas.