Páginas

sexta-feira, 11 de junho de 2010

ÁGUA TÓXICA - AS PRÓXIMAS OCORRÊNCIAS

Vou ficar um pouco fora do ar hoje, pois viajo e só volto à noite. Vou monitorar à distância o trabalho da equipe. Quero antes, porem, completar o raciocínio da postagem anterior. O níveis de fluor estão chegando a níveis bactericidas ou seja, estão matando os microorganismos na represa. é provável que já comecem a surgir peixes mortos. Não há como esconder mais o problema. Haverá racionamento de água, o que confirma minha tese de que a população está consumindo água tóxica a pelo menos quarenta dias.
Em tempo - teve gente acessando o blog para dizer que eu estava faltando com o respeito aos funcionários do DMAE. Pelo contrário, foram eles que diagnosticaram o problema e exigiram soluções. Hoje, o Jornal da Cidade traz informação do diretor do DMAE Armando Bertoni, de que será contratada, emergencialmente, uma empresa especializada para resolver o problema. Não precisa gastar dinheiro a toa, Armando, os técnicos do DMAE, que você não ouviu, sabem fazer o que esta empresa vai cobrar para fazer!

20 comentários:

  1. Eles pensam em faturar até nessa hora. Depois querem afirmar que o Paulo Tadeu é quem chamou gente de fora para compor o governo no passado.
    É identificar a empresa que derramou o produto na represa; Responsabilizar civil e criminalmente o diretor do DMAE e responsabilizar o prefeito por fazer política protecionista e brincar com a saúde do povo.

    ResponderExcluir
  2. Eles estão acima do bem e do mal. Ano passado, quando estourou o caso da gripe suína em Poços, nossas otôridades escamotearam o assunto, botando pano em tudo para não prejudicar o turismo na cidade. Com essa da água, o COURONEL vai engordando seu currículo de mazelas...
    SIGA, SOLLUS, RESTAURANTE POPULAR, ETE 1, SECRETÁRIOS DE MENTIRINHA, PAÇO MUNICIPAL, PSFS, DME, DINHEIRO DO POVO PRO CARNAVAL CARIOCA, PRESÍDIO são algumas das figurinhas do álbum que vai imortalizar esse grupelho. Por favor ajudem a completar a lista se esqueci alguma coisa.

    ResponderExcluir
  3. Moradores de Poços11/06/2010, 17:49

    Sr. Paulo Tadeu a gente sabe o quanto deve ser difícl fazer as declarações que o senhor faz aqui. As vezes incompreendido, xingado, abandonado mas uma coisa é certa se o senhor fosse o prefeito a coisa seria melhor mesmo. Suas proposta eram melhores. E até mesmo essa coragem de enfrentar a situação o senhor tem e faz diferença. Estamos com o senhor.

    ResponderExcluir
  4. Anônimo faltou dizer o bloqueio ao YOUTUBE para evitar que as pessoas tivessem acesso as vergonhas que os jornais chapa branca deixam de noticiar.

    ResponderExcluir
  5. o dmae disse que está tudo e não está. não dá mais pra acreditar no prefeito e secretarios dele. eu conversei com uma pessoa e ela disse que as informações do blog são verdadeiras e disse pra não beber dessa água mesmo

    ResponderExcluir
  6. Ana Carolina (indignada com o que vê)11/06/2010, 18:27

    De um pai prefeito pro seu filho...
    Papai é um prefeito competente, mas beba essa água mineral;
    Papai é um prefeito competente, leva você de carro para escola, circullare jamais;
    Papai é um prefeito competente, fez um plano de saúde pra vc não depender da saúde pública;
    Mas papai acima de tudo diz a verdade e filhinho diga sempre a verdade... "fluor faz bem para os dentes!".
    Que nojo desse homem!

    ResponderExcluir
  7. AUTORIDADES DESSE MUNICÍPIO CASSEM ESSE PREFEITO ISTO É CRIME! ESTAMOS ASSUSTADOS COM O CAOS QUE SE INSTALOU NESTA CIDADE.

    ALÍPIO MARTINS - SANTA RITA SAPUCAÍ

    ResponderExcluir
  8. Exmo sr promotor está aí o que senhor precisava... Vai averiguar a origem do vazamento! Estamos bebendo água contaminada desde maio isso contraria o decreto federal 5440 de 04 de maio de 2005.

    ResponderExcluir
  9. Eng.Químico11/06/2010, 19:18

    Boa noite sr. Paulo Tadeu. Gostaria de acrescenntar e orientar as pessoas que o fluoreto não é um nutriente essencial. Nenhuma doença jamais foi ligada a uma deficiencia de fluoreto. Os seres humanos podem haver dentes perfeitamente bons sem o fluor. Hoje em dia apenas países sub-desenvovidos utilizam o flúor no processo de tratamento de água. Populaçao que não tem condição de comer, não tem acesso a cremes dentais e muito menos enchagues bucais, que não é a realidade da população de Poços de Caldas, lembrando que Poços é considerada como uma das maiores cidades de Minas Gerais e do Brasil em qualidade de vida. Trocando em miudos, a adiçào de flúor no processo de tratamento da água que o DMAE faz e outras companhias aqui no Brasil também fazem, é mero comércio mesmo. Pelos laudos apresentaodos, o DMAE utiliza-se deste subproduto e agora com esse problema, foi suspendido temporariamente. Espero que depois deste susto, que pode causar grandes transtornos, eles deixem de usar e que sirva de exemplo para outras companhias também. Parabéns sr. Paulo Tadeu pela hombridade e concideração com o seu povo aí de Minas Gerais. O Brasil realmente precisa de políticos sérios e que enfrentam o problema cara a cara.

    ResponderExcluir
  10. Paulo

    Sempre brinco com um amigo meu chamando-o de "Incompetência em Forma Humana". Agora parece que nosso alcaide merece mais esse título e não por brincadeira, mas, sim, por mérito, ou no caso, por demérito.

    ResponderExcluir
  11. Paulo, só pra esclarecer, pois há duas medidas: ppm e mg/l têm relação direta (1 por 1)?
    Muito obrigado.

    ResponderExcluir
  12. E depois ele ainda tem a cara limpa ao dizer:" Durmo com a consciência tranquila de estar fazendo o melhor por Poços e pelos servidores".
    Quero mudar já de cidade....

    ResponderExcluir
  13. Analista Químico11/06/2010, 22:11

    ►Desde que engolir o fluor é desnecessário, não existe razão para forçar às pessoas (contra as suas vontades) a beber o fluor em seu suprimento d'agua.
    ► o nível de fluoreto colocado na água (1ppm) é 100 vezes mais alto que o normalmente encontrado no leite materno (0,01 ppm. Não exisem benefícios, somente riscos para crianças que ingerem este elevado nível de fluoreto numa idade tão precoce. (esta é uma idade onde a susceptibilidade às toxinas ambientais é particularmente alto).
    ►o fluoreto é um veneno cumulativo. Somente 50% do fluoreto que nós ingerimos a cada dia é excretada através dos rins, o restante se acumula em nossos ossos, na hipófise e outros tecidos. Se os rins são danificados, o acumulo do fluoreto pode aumentar.
    ►o fluoreto forma complexos com um grande número de metais, aos quais se incluem metais que são necessários no corpo (como calcio e magnésio) e metais (como chumbo e aluminio) que são tóxicos para o nosso corpo. Isto pode causar uma variedade de problemas. Por exemplo, o fluoreto interfere com enzimas onde o magnésio é um importante co-factor, e pode ajudar o aumento de aluminio nos tecidos onde o aluminio contrariamente não iria.
    ►logo, no sec. 20, o fluoreto foi prescrito por um grande número de doutores européus para reduzir a actividade da glandula tireóide para aqueles que sofriam do hipertireoidismo (tireoide muito activa) (Merck index, 1960, p.952; Waldbott, et al, 1978, p.163). com a fluoretação da água, nós forçamos as pessoas a beber uma medicação tireoide-depressiva que poderia servir a promover altos níveis de hipotireoidismo (baixa actividade da tireoide) na população, e todos os problemas subsequentes relatados dessa desordem. Tais problemas incluem a depressão, fatiga, ganho de peso, dores nos músculos e articulações, aumento dos níveis de colesterol e doenças cardíacas.
    ► uma vez colocado na água é impossível de controlar a dose que cada indivídio recebe. Isto é porque algumas pessoas (por exemplo: os trabalhadores braçais, atlétas e diabéticos) bebem mais água que outras, e porque, nós recebemos o fluor através da água canalizada e outros da água armazenada em tanques. Como um médico corretamente declarou, “nenhum médico em seus bons sensos prescreveria para uma pessoa que ele nunca conheceu, cuja historia medica ele não conhece, uma substancia que pretende criar mudanças corporais, com o aviso: “tome tanto quanto voce quizer, mas voce tomará pelo resto da sua vida porque algumas crianças sofrem de cáries dentais. Isto é contrário à noção de bom senso“.
    ► alguns dos primeiros oponentes da fluoretação foram os bioquimicos e pelo menos 14 vencedores do prêmio nóbel estão entre os numerosos cientistas que expressaram suas reservas sobre a practica da fluoretação.
    Lista de 14 vencedores do Prêmio Nobel que se opuseram ou expressaram reservas sobre a fluoretação.

    1. Adolf Butenandt (quimica, 1939)
    2. Arvid Carlsson (Medicina. 2000)
    3. Hans von Euler-Chelpin (quimica, 1929)
    4. Walter Rudolf Hess (medicina, 1949)
    5. Corneille Jean-François Heymans (medicina, 1938)
    6. Sir Cyril Norman Hinshelwood (quimica. 1956)
    7. Joshua Lederberg (medicina, 1958)
    8. William P. Murphy (medicina, 1934)
    9. Giulio Natta (quimica, 1963)
    10. Sir Robert Robinson (quimica, 1947)
    11. Nikolai Semenov (quimica, 1956)
    12. James B.Sumner (quimica, 1946)
    13. Hugo Theorell (medicina, 1955)
    14. Arturi Virtanen (quimica, 1945)

    ResponderExcluir
  14. Analista Químico11/06/2010, 22:23

    Finlandia

    “Nós não favorecemos ou recomendamos a fluoretação da água potável. Existem meios muito melhores de proporcionar a fluoretação que nossos dentes necessitam.“ (Paavo Poteri, Vice Director de Administração, água de Helsique, Finlandia, 7/Fevereiro/2000).

    Austria:

    “O fluoreto tóxico nunca foi adicionado no suprimento de água Pública na Austria.“ (M.Eisenhut, Chefe do Dept. de Água, Osterreichische Yereinigung fur das Gas-und Wasserfach Schubertring 14, A-1015 Wien, Austria, 17/Fevereiro/2000). www.fluoridation.com/c-austria.htm




    Belgica

    “ Este tratamento da água nunca foi usado na Belgica e nunca será (esperamos) no futuro. A razão principal para isto é a posição fundamental do sector da água potável que isto não é uma tarefa para levar tratamento medicinal às pessoas. Isto é de única responsabilidade dos serviços de saúde.“ (Chr.Legros, Directeur, Belgaqua, bruxeles, Bélgica, 28/Fevereiro/2000).www.fluoridation.com/c-belgium.htm

    ResponderExcluir
  15. O Tucanófobo12/06/2010, 07:45

    PÔ, é sacanagem desta turma dizer que está tudo às mil maravilhas. Só se for na conta corrente da Salma. Lá tá uma beleza e dá para ela comprar água mineral São Lourenço todos os dias.
    Não acredito mais nesta quadrilha cujos chefes são os coronéis Navarro, Mosconi e Geraldo Thadeu GT34.

    ResponderExcluir
  16. Paulo,
    Embora seja uma discussão possível, a meu ver neste momento, não devemos confundir o problema da água da represa com a necessidade ou não da fluoretação uma vez que os benefícios da fluoretação, em níveis ideais, são conhecidos e aceitos pela comunidade científica.
    Fora destes níveis (entre 0,7 e 1,2) o flúor é prejudicial, só lembrando que para qualquer substância, o que diferencia o remédio e o veneno é a dose. Portanto devo dizer que:
    1)Um sistema público de abastecimento de água deverá fornecer à comunidade água de boa qualidade do ponto de vista físico, químico, biológico e bacteriológico;
    2)“...disponibilizar água potável é uma das mais importantes ações de saúde pública, não há dúvida de que aqueles que se dedicam à luta por água fluoretada dão importante contribuição tanto à saúde pública quanto à busca da justiça.
    Narvai, 2003;
    3)“ a medida é recomendada por mais de 150 organizações de ciência e saúde, incluindo a Federação Ddentária Internacional (FDI), a OMS e a OPAS...”;
    4)Aprovada por unanimidade por 148 paises membros a 28ª Assembléia da Organização Mundial de Saúde (maio de 1975).
    5)...Na situação concreta do Brasil, dado o grau das nossas desigualdades sociais, deve-se levar em conta as enormes dificuldades que a população enfrenta para conseguir acesso aos serviços odontológicos, tanto privados quanto públicos... Assim, não é nada “razoável e racional” que, impedidos de terem acesso aos cuidados odontológicos, sejam também privados do benefício da fluoretação das águas.
    Brasília, 2003;
    6) Há mais de 50 anos estudos são feitos tentando provar a associação entre flúor e câncer e: com base nos conhecimentos científicos atuais, não é possível afirmar que água fluoretada esteja associada positivamente com a ocorrência de câncer.

    existe sim um movimento contrário à fluoretação, inclusive ligado a algumas empresas de tratamento de água, no entanto, a discussão neste momento é da contaminação (que poderia ser por outra substância) e a falta de ação daqueles que tem a responsabilidade de agir em defesa da população.
    Eloisio
    Especialista em Odontologia em Saúde Coletiva

    ResponderExcluir
  17. Kérima...garota, vai morar em Santa Rita, quem sabe vc namora lá até um tal de Alípio

    ResponderExcluir
  18. Paulo
    Este prefeito, tem uma vocação indisfarsável , de ficar em rota de colisão , acho que êle nunca manteve o seu transponder ligado. Porquê nunca vi niguém , gostar tanto de bater de frente , se não vejamos: SIGA, TAXA DE LIXO , ESTATUTÁRIO etc...

    ResponderExcluir
  19. O vandalismo se instaura no DMAE, o Sr Armando Bertoni não entende nada de administração publica menos de DMAE, não conhece os bairros de Poços de Caldas, não lê a correspondência protocolada para ele, para que disser das licitações, aparte de não entender confia às decisões a um grupo de servidores que direcionam os resultados; Um desastre, deus nos ajude e ilumine nosso Prefeito a entender que um cidadão que veio de Santo André/SP e não deu certo na Volkswagen do Brasil S/A, na Yamaha Motors Brasil S/A, quebro na construção civil e por fim não deu conta na venda de veículos, não serve para um cargo de tanta importância como e o DMAE, que tem o proposito de distribuir um produto de primeiríssima necessidade a uma população de 200 mil consumidores.

    ResponderExcluir
  20. Já estamos no mês de setembro e a coloração da água na Represa Saturnino continua ora verde, ora mais azulada. Pelo raciocínio descrito acima a possível causadora deste "vazamento" é a SANITEX, cabe ao departamento municipal de meio ambiente averiguar os processos químicos que esta empresa desenvolve no seu processo, a destinação de seus efluentes, e em qual estado se encontra os depósitos de resíduos, se é que são depositados e não escoados para a represa (preferiria não pensar assim, pois é a água que vai pra minha casa tb).Que sufoco!!! Além dessa empresa (entre outras no entorno do contorno) serem as possíveis responsáveis pelo crime ambiental que se detectou, fica o alerta para os cidadãos de bem que tem a curiosidade de saber da verdadeira história da fluoretação da água em vários países, e não diferente na nossa cidade. Em uma rápida pesquisa na internet se fica a par dos riscos de saúde ambiental que o Flúor pode acarretar nos nossos organismos, de todos os outros animais e plantas.
    Além da radiação natural, flúor na água tb???
    Deixo aqui dicas de sites que faço minhas consultas:
    http://real-agenda.com/2010/05/01/a-fluoretacao-da-agua-o-maior-caso-de-fraude-cientifica-do-seculo/
    http://venenofluor.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Não serão publicados comentários com conteúdos onde se apresentam ofensas pessoais e palavras de baixo calão. Os comentários postados aqui são de inteira responsabilidade dos internautas.