Páginas

segunda-feira, 10 de maio de 2010

A PERDA DE OPORTUNIDADE PELO JUDICIÁRIO

Após o triste período em que os países do Cone Sul viveram ditaduras militares patrocinadas pelos EUA, no último quarto do séc. XX, o Brasil foi o único país onde torturadores e torturados foram igualmente anistiados, enquanto nos países vizinhos diversos militares das mais variadas patentes sofreram condenações de crimes lesa-humanidade ou algo do tipo. Leia mais no blog do Lucas Rafael Chianello.

18 comentários:

  1. Lamarca? Que piada de mau gosto:
    "O Capitão Lamarca não possui um QI satisfatório, à altura de ser um líder revolucionário. É um elemento de caráter volúvel, não tem posição definida, suas decisões são tomadas seguindo suas tendências emocionais. Suas qualidades militares são limitadas, tem limites de aproveitamento prático do conhecimento técnico que possui. É pouco engenhoso. O valor político que possui para ser um líder de esquerda lhe foi dado pela imprensa”. (José Araújo da Nóbrega, da Vanguarda Popular Revolucionária.)

    ResponderExcluir
  2. Adão Ventura10/05/2010, 12:15

    Até Pinochet foi condenado, pela justiça Chilena. Quando vamos punir nossos militares criminosos? Acho que nossa geração não tem culhões para isso, mas a história os condenará.

    ResponderExcluir
  3. Jose Pedro Piva10/05/2010, 15:55

    -o sonho de um brasileiro antigamente era ser funcionário concursado do banco do Brasil,hoje o melhor emprego é ganhar o "bolsa tortura" onde vimos "amigos" com um salário em Brasília e um complemento que é a "bolsa tortura",às vezes vc nem precisava ter sido torturado para recebê-la.Então hoje o que percebemos é que valeu a pena ter sido "perseguido politicamente" pra ganhar uns trocos hoje e que bons trocos...
    -outra verdade que precisamos dizer,é quem conhece a história das "mães da praça de maio" de Buenos Aires como eu conheço sabemos que lá sim tivemos torturas e uma ditadura,pois se tivessemos tido uma ditadura de verdade não teriamos Dilmas,Zé Genoino,Zé dirceu até hoje vivendo às custas do estado...O que tivemos aqui como já foi largamente divulgado foi uma DITABRANDA...Então vamos deixar o passado de lado e é melhor mantermos a Anistia como está.
    -e pra terminar publique os nomes dos beneficiados da "bolsa tortura" e tambem se possivel uma cópia da carteira de tarbalho do José Genoíno(só pra gente ver se ele trabalhou alguma vez)

    ResponderExcluir
  4. Pelo jeito o comentário anterior é de alguém que nunca recebeu choques, bofetadas, afogamento, privação de sono, mutilação e por ai a fora.
    Os que chamam de "ditabranda" são os defensores de um terrorismo de Estado que oprimiu as possibilidades de toda um geração e comprometeu o desenvolvimento do país.
    Quem defende a permanência da situação atual é por que é conivente, ganhou alguma coisa ou é idiota para acreditar que existem níveis diferentes de ditadura, de tortura, de sofrimento, de privação de liberdaes.
    Abaixo os filhotes dos milicos.

    ResponderExcluir
  5. Adão Ventura10/05/2010, 18:31

    Ô Piva, você devia é ter vergonha na cara, antes de dizer as barbaridades e canalhices que falou. Só uma pessoa sem qualquer senso moral ou ético, como você, pode falar as maldades que falou. Claro, pode falar, porque o Brasil hoje é uma democracia conquistada por gente que morreu e foi torturada. Muitos deles sem nem mesmo sem nem mesto terem pegado em armas. Morreram porque ousaram pensar. Vá falar pra família do Stuart Angel que eles tão fazendo gracinhas. Ou pros familiares do Manuel Fiel Filho. Ou do Wladimir Herzog. Pra lembrar apenas de alguns. Minha ex-namorada (que não digo o nome por uma questão de respeito) foi torturada e violentada tão duramente, que até hoje - trinta anos depois - tem problemas mentais e de saúde. Ele nunca pegou em armas, nunca foi stalinista, era contra a luta armada, preferia outros métodos. Foi presa como vários outros diretores da UFMG. Todos jovens, todos torturados. Quero ver você dizer na cara dela que aqui houve uma "ditabranda". Quem pensa isso é canalha ou não tem a menor noção da nossa história.
    Quem conhece a nossa história quer a punição dos minitares criminosos, não só porque torturaram e assassinaram, mas também cometeram um crime contra as instituições democráticas brasileiras. Destino de ditadores é o mesmo de Mussolini, Hitler, Ceucescu, Pol Pot e Sadam Hussein.
    como as Madres de la Plaza de mayo conhecem a história, divulgaram um documento, na semana passada, criticando o equívoco da justiça brasileira e pedindo a punição dos criminosos. Está no La nacion, mas a imprensa brasileira não deu destaque. Mas a imprensa brasileira não é coisa séria, como comprovou Carl Bernstein, quando esteve no país recentemente para um debate. Carl Berstein é um dos jornalistas do caso Watergate. Porque será que a imprensa brasileira não deu manchetes pela visita dele ao país?

    ResponderExcluir
  6. Adão, se os militares erm tão duros, cruéis e perversos, e conheciam como ninguém o inimigo, então é preciso atribuir também a eles a redemocratização. Armas, argumentos e apoio dos ianques eles tinham de monte, mas abriram as portas à anistia e não foi de graça. Muita gente boa voltou, mas muito lixo saiu dos escombros para mostrar sua verdadeira face -exemplo é o Zé Dirceu, apesar que nem mesmo a face dele é verdadeira. Concordo que todos, TODOS os crimes devem ser RIGOROSAMENTE apurados, sejam as torturas, violência e privação de sono proporcionada nos porôes, sejam as EXECUÇÕES comnadadas pelos que hoje vcs endeusam, incluindo a assumida participação de DILMA no roubo do cofre do Adhemar ou o Che tupiniquim Lamarca, ladrão de armas e de vidas. Então, vcs estão dispostos a sacrificar desde já Dilma e seu passado tenebroso?

    ResponderExcluir
  7. Mário, passado tenebroso é de quem mandou matar em nome do Estado. Não se compara a torpeza da tortura com o enfrentamento com uma Ditadura. O direito de rebelar-se contra a injustiça e a brutalidade é universal. Os militares não abriram as portas para a anistia. Os militares e os civis que se acumpliciaram fecharam as portas da liberdade. A anistia foi conquista do povo brasileiro, nas ruas. Não foi doação de nenhum general. Voce falta com a verdade ao atribuir à Dilma o roubo do cofre de dinheiro roubado do Adhemar.Um pouco mais de racionalidade no debate vai te fazer bem.

    ResponderExcluir
  8. Olha, Vicente, vc faz uma leitura distorcida do que falei. Eu sou totalmente a favor da abertura dos arquivos e da punição para todos, de ambos os lados. Se era guerra, aqueles que tentavam derrubar uma ditadura de direita para implantar uma diatadura de esquerda também cometeram crimes de guerra. Só não me chame de mentiroso ("você falta com a verdade", disse). Não atribuo o roubo do cofre do Adhemar a Dilma, mas também a ela. Se não botou a mão na massa, participou do planejamento, nas palavras dela mesma, fácil de encontrar no Google:
    "A ação durou 28 minutos e foi coordenada por Dilma Rousseff e Carlos Franklin Paixão de Araújo, que então comandava a guerrilha urbana da VAR-Palmares em todo o país e mais tarde se tornaria pai da única filha de Dilma. O casal planejou, monitorou e coordenou o assalto ao cofre de Adhemar de Barros. Dilma, no entanto, não teve participação física na ação. "Se tivesse tido, não teria nenhum problema em admitir", diz a ministra, com orgulho de seu passado de combatente." Pesquise.
    Pois é, não assume que teve participação física, e ainda bate no peito pelo fato de que admitiria um crime "comum", como um assalto, roubo ou furto. Será que os fins justificam os meios ou será que ladrão que rouba ladrão tem cem anos de perdão?
    Concordo, todos tem o direito de se rebelar. Mas a aura de romantismo que paira sobre um Lamarca esconde que daquelas armas que ele roubou sairam balas que mataram inocentes, que não estavam nas listas de "justiçamento" escritas nos "aparelhos".
    Mantenho o que disse: militares em cana, terroristas também. Dilma, Minc e cia. inclusive.
    Dê uma lida no link anexo, que traz a lista de inocentes e civis mortos pelo terrorismo que vc chama de entrentamento, e até mesmo companheiros executados pq sabia demais, e depois me responda: tem algum parente seu nessa lista? E se tivesse, seu discurso seria o mesmo? "Papai morreu pq queriam mudar o Brasil. Mas ele só estava tomando um café..."

    http://carloslatorre.wordpress.com/category/admiravel-mundo-novo/lista-dos-mortos-pelo-terrorismo-de-esquerda/

    ResponderExcluir
  9. Mário? Será que é Mário mesmo? Filho, voe deveria estudar história. Iria descobrir que os miltares não entregaram o poder graciosamente. Foram derrotados por um processo permanente de corrosão de sua autoridade por milhares de atos e ações grandes ou pequenas contra a ditadura e exigindo liberdades democráticas. Milões de brasileiros participaram desses atos pacificos de sabotagem cidadã, que foi aos poucos consumindo a autoridade dos militares. Atos de resisência que ocorreram inclusive dentro dos quartéis. Eu mesmo conheço alguns militares de que atuaram pelas liberdades democráticas, um deles um eneal herói da segunda guerra.
    Os militares foram derrotados, também pela mudança da conjuntura mundal que transformoumilitares golpistas em figuras anacrônicas, desde o governo Carter. Desgastados internamente e sem apoio fora, os militares tiveram que se render.
    Nunca fui da turma do Zé Dirceu, meu pessoal fi contra a luta armada. Mas uma criança como você, não afeita ao estudo da história, não deve saber bem o queé isso. Eramos adversários políticos da turma do Zé, mas respeitamos o sacrifício que fizeram(inútil, diga-se de passagem). Eram jovens tocados pela emoção. Bem diferente dos militares maduros ou velhos que sabiam muito bem medir a consequência dos crimes que cometiam. Além disso, era uma guerra injusta, assimétrica, pois os militares detinham todo o poder. Zé e outros quepartiram para a luta armada eram meio que sucídas movidos pela emoção de lutar uma guerra justa - o bom combate. Não tinham a menor chance.
    De mais a mais, tente ler os fundamentos das ciências políticas, gente como Hobes, Hume, Mill, John Locke, Adam Smith, Ludvig von Mises, David Ricardo, Voltaire, Montesquieu, Habermass e muitos outros, todos defendiam o princípio da rebelião ate a opressão. Isso está na base do iluminismo e do pensamento libeal. eles falam de rebelião de armas nas mãos.

    ResponderExcluir
  10. Cabo anselmo11/05/2010, 15:01

    se não fossem os militares hoje poderiamos viver uma DITADURA COMUNISTA(não deu certo em lugar nenhum do mundo) como se vive em Cuba,pois este era o modelo que tão inteligente líderes(Zé genoino e Ze Dirceu) seguiam,então se hoje,vivemos como vivemos,devemos aps militares...VIVA OS MILITARES!!!!

    ResponderExcluir
  11. Quem fala de ditadura comunista no Brasil não pode estar mais distante da realidade. Imagina Jango, um latifundiário gaúcho comunista. Dá vontade de rir. Ele era um nacionalista progressista de formação positivista. toda a sua equipe era marcada por gente progressista, porque eram nacionalistas. Ou seja, seguiam a linha desenvolvimentista de Getúlio.
    Essa turma é que mandava. A esquerda radical se mantinha confinada a um pequeno segmento da sociedade. haviam também os intelectuais de esquerda, como o gigante Celso Furtado e Maria da Conceição Tavares. Era uma esquerda de tonalidade social democrata, que tanto bem fez à Europa.
    De qualquer forma, é bom colocar os pingos nos "is". Miterrand, pegou em armas, matou gente na luta contra o Nazismo e foi um dos dois maiores presidentes da França. George Washington pegou em armas contra os inglêses, matou gente, e acabou sendo o fundador de uma grande nação. Simon Bolivar pegou em armas, San Martin pegou em armas, Espartaco pegou em armas, o povo holandês pegou em armas contra o império espanhol e vai por ai afora.
    Esse Mário e esse cabo Anselmo contam histórias da carochinha. Tentam mudar a verdade à força. Parece aquele padre que dava aulas no Colégio Marista e falava todo dia nas salas de aula, que "comunista come criancinha". Hoje a gente sabe que quem come criancinha é padre.

    ResponderExcluir
  12. Adão, Adão, o "dono da verdade". Mas nada que o tempo não defina: essa sua última frase resume bem o seu caráter. Talvez você queira fazer uma denúncia de uma questão pessoal ao Vaticano. O momento é esse. Falta-lhe o mínimo, que é defender suas teses com respeito ao próximo. A Paulo Tadeu, faltou o bom senso de ter vetado esse ignorante.
    Não vou mais perder tempo nesses comentários. Sei que esse sujeito (Adão) não vai ter humildade de se desculpar.
    Mario

    ResponderExcluir
  13. É, Mário... a verdade dói. Agora, melhor dizer que vc sai do debate por não ter argumentos. É mais honesto.

    ResponderExcluir
  14. Mário, não vetei voce. Não posso vetar quem pensa diferente. Discordo de suas opiniões, mas as publico. Isso é democracia.

    ResponderExcluir
  15. Não tenho argumentos mesmo, especialmente para discutir com quem afirma com todas as letras "Hoje a gente sabe que quem come criancinha é padre". Talvez essa verdade doa a você, inclusive fisicamente. Paulo, nunca fui vetado por você, mas um cara que afirma o que afirmou não merece espaço em lugar nenhum. E, como eu previra, não se desculpou da boçalidade que disse. Por isso FUJO desse tipo de debate, sem me envergonhar disso.

    ResponderExcluir
  16. Com relação ao tal Mário, quem baixou o nível foi ele, usando insinuações de baixo calão. Não vou nem responder à sua insinuação, mas creio que ele deveria respeitar o sofrimento de milhares de pessoas em todo o mundo que sofreram abusos comprovados. Não sou eu que está dizendo isso, trata-se de assunto corrente na imprensa mundial. Até o Papa reconhece isso.
    Mas, o que fica comprovado aqui é que o camarada não tem argumentos nem preparo para suportar um debate sério. Típico dessas crianças de hoje, desinformadas, alienadas e equivocadas.

    ResponderExcluir
  17. Eu disse que fugi! Não percam tempo comigo!

    ResponderExcluir

Não serão publicados comentários com conteúdos onde se apresentam ofensas pessoais e palavras de baixo calão. Os comentários postados aqui são de inteira responsabilidade dos internautas.