Páginas

domingo, 31 de janeiro de 2010

TRINDADE, O POLEMISTA DO ABSURDO!

Se a Paraíba teve seu poeta do absurdo, nós aqui de Poços tivemos o privilégio de conviver com o Sebastião Trindade, que não perdia uma discussão. Comunista ativo, marcou época pela coragem e um discurso solidamente fundamentado e rico de argumentação. Dono de excelente humor e raciocínio rápido, Trindade era capaz de debater horas a fio e, no final, celebrar a superioridade de suas teorias. Entretanto, se na peleja teórica, ficasse sem saída, não tinha dúvida em lançar um argumento definitivo, mesmo que sem pé nem cabeça.
Era 1981 e a Ditadura resolveu que os votos da eleição seguinte seriam vinculados. Para quem não se lembra ou não viveu, isto significava ter que votar em um só partido de vereador à governador de Estado.
Criou-se, então, em todo o Brasil os chamados Comitês Interpartidários de Oposição para bucar uma unidade no enfrentamento com mais uma arbitrariedade do regime. Umas das primeiras reações foi a unificação de dois partidos - o PP de Magalhães Pinto e o PMDB de Tancredo, dois adversários históricos. A convenção em Brasília foi marcada por embates duríssimos entre os que eram contra e aqueles a favor da fusão, entre os quais os comunistas. Trindade estava lá. Orestes Quércia de São Paulo liderava a corrente contra a fusão a após inflamado e convicente discurso, foi abordado pelo Trindade, que sem questioná-lo, mandou esta a queima-roupa: "- Voce é um divisionista, rapaz. Você tem voto, mas em São Paulo até o Cacareco tem!" Cacareco, gente, foi um rinoceronte lançado candidato à vereador em 1958 e teve cerca de 100.000 votos, nulos evidentemente.
De volta à Poços reunimos o Comitê Interpartidário, o brilhante orador e político Zé Maria Chaves estava la´. Trindade que não escondia, na época, sua antipatia pelo PT, passou a reunião toda provocando a gente. "Divisionistas, revisionistas, trotsquistas!". Ao final, um operário trotsquista de nome Ronaldo enfrentou o debate e passou a defender Trotsky contra a avalanche de argumentos e impropérios do "Velho", como o chamávamos. Ao fim, Ronaldo começou a desfiar uma lista de crimes de Stálin denunciados pelos próprios comunistas soviéticos. Diante do indefensável, Trindade colocou ponto final na contenda: "Olha aqui seu merdinha quinta-coluna, lava a boca com sabão antes de falar do homem que construiu o maior metrô do mundo!" Aproveitando-se da perplexidade momentânea, virou-se marotamente e caiu fora.

Um comentário:

Não serão publicados comentários com conteúdos onde se apresentam ofensas pessoais e palavras de baixo calão. Os comentários postados aqui são de inteira responsabilidade dos internautas.