Páginas

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

DÉCIMO FÓRUM SOCIAL MUNDIAL


Acontece em Porto Alegre o décimo Fórum Social Mundial. Sua primeira edição ocorreu em 1991 em Porto Alegre, quando Olívio Dutra - PT era governador do estado do Rio Grande do Sul e, certamente, significou a primeira grande iniciativa da esquerda mundial após a queda do Muro de Berlim. Na época eram pródigas e produzidas aos milhares, as teses do pensamento hegemônico neoliberal e festejados teóricos do "fim da história".

As discussões dos primeiros fóruns pareciam deslocadas no tempo, não faltou quem os considerassem estertores saudosistas do pensamento socialista, ambientalista e do humanismo. Mas foi exatamente o Fórum Social Mundial quem se afirmou na reflexão pós-socialismo real e antecipou debates importantes sobre as perspectivas do capitalismo, incluindo aí as que levaram o mundo à grande crise de 2008/2009, cujos reflexos ainda resistem.
Experiências e teorias de economia solidária, sustentabilidade e soluções locais foram persistentemente trocadas e debatidas, de forma que não é nenhum exagero afirmar que o outro extremo - o Fórum Econômico de Davos - tenha absorvido boa parte desta produção e hoje apresentar um caráter mais civilizado e contemporâneo.
O Fórum continua vivo, enquanto o pensamento único e o neoliberalismo, teses abraçadas por líderes mundias que tomavam decisões fundadas em livro de auto-ajuda (leiam o livro "Como a picaretagem conquistou o mundo", de Francis Whenn), já não têm quem as defenda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não serão publicados comentários com conteúdos onde se apresentam ofensas pessoais e palavras de baixo calão. Os comentários postados aqui são de inteira responsabilidade dos internautas.