Páginas

terça-feira, 14 de setembro de 2010

A HISTÓRIA DAS ELEIÇÕES

Em todas as eleições, a velha mídia aliada com a UDN golpista, hoje aglutinada em torno de Serra, tenta um golpe. Basta ver a história recente do Brasil.
  1. Em agosto de 1954, Getúlio foi enredado em uma trama fabricada pela oposição liderada pela UDN, com apoio da velha mídia, até chegar ao suicídio.
  2. Em 1956, Juscelino Kubitscheck quase foi impedido de tomar posse, teve que enfrentar diversas tentativas de golpes articulados pela UDN e teve a oposição militante da velha mídia durante todo o seu mandato.
  3. Em 1964, João Goulart foi vítima de uma campanha virulenta articulada pela UDN e a velha mídia, que estimularam os militares a tomar o poder.


  4. 1989, Collor usa filha de Lula, um artifício sujo, para ganhar eleição - o PT foi derrotado sem tentar dar golpes baixos.
  5. 1994, FHC usa o Real criado por Itamar para se eleger - o PT foi derrotado sem tentar dar golpes baixos.
  6. 1998, FHC é reeleito segurando artificialmente a desvalorização do Real e, depois das eleições, o Brasil quebrou, comprometendo o restante do mandato -  PT foi derrotado sem tentar dar golpes baixos.
  7. 2002, Lula é eleito, derrotando uma campanha do medo movida pela velha mídia e os setores conservadores, que tentaram assustar o povo afirmando que as grandes empresas fugiriam do país, levando o Brasil à falência. O PT venceu seu utilizar golpes baixos.
  8. 2006, Lula vence de novo, apesar da velha mídia ter tentado o golpe dos aloprados na reta final. O PT venceu sem tentar dar golpes baixos.
  9. 2010, Dilma está sendo obrigada a enfrentar uma tentativa de controle da opinião pública brasileira por parte da velha mídia em um episódio que tudo indica ter nascido em Minas da disputa interna do PSDB.
Como se vê não é o PT que joga sujo. Aliás, o partido participou de eleições e nunca ameaçou a democracia com tentativas de golpes brancos, vermelhos ou negros. A história prova isso.
Uma reflexão é necessária: na história do Brasil, quem joga baixo, não aceita a derrota e sempre coloca a opção de um golpe.
Sim, porque o que assistimos hoje é a tentativa de um golpe. A velha mídia prepara o terreno, buscando o controle da opinião pública brasileira e a velha UDN raivosa e golpista faz o trabalho sujo.
O que se vê na velha mídia é uma aula de como não se faz jornalismo: eles insistem em uma posição, não abrem o mínimo espaço para outras versões (e há) e procuram criar a espiral do silêncio (um ambiente no qual as pessoas têm até mesmo medo de discordar).
Claro, sabem que não vão dominar todo o povo brasileiro. Miram as populações urbanas do Sul do Brasil, que ainda consomem a velha mídia por tradição e, portanto, são passíveis de serem influenciados.
O momento é muito sério. É grave a ameaça à democracia. 

4 comentários:

  1. Paulo Tadeu, bom dia. Tem alguma coisa que não fecha nesse seu raciocínio. Explique para nós, os leigos, aqueles que não militam nem em favor de A, nem de B, o que significa esse seu falatório todo sobre golpe, no exato momento em que o PT está aliado a Sarney, Collor e outros ícones do jogo sujo da velha "ré-pública".
    Com tamanha popularidade, com a eleição praticamente ganha no primeiro turno, como entender a união do PT com o PMDB, esses talvez os verdadeiros DEMOnios da política brasileira, berço do "Centrão", e que abriga outros nomes igualmente nefastos como Renan Calheiros, Jader Barbalho e outros parasitas do poder?
    Não há aí a venda da alma em nome da tal "governabilidade"? Nesse caso você, em nome do desenvolvimento de Poços, aliaria-se, trabalharia par e passo com Courominas?
    Agradeço desde já sua resposta.

    ResponderExcluir
  2. Não há possibilidades de aliança com o atual prefeito. O próprio grupo político que hoje em âmbito nacional tenta derrubar a campanha petista com tentativa de golpe, em Poços, é o mesmo que deu a cidade esta administração municipal, a qual segue a linha da candidatura nacional do representante tucano - vende joio como se fosse trigo. A pergunta deveria ser feita aos candidatos que elegeram o atual prefeito. Será que eles o apóiam?

    ResponderExcluir
  3. Não entendi sua colocação C. Henrique. O que Sarney, Collor e o pessoal do PMDB tem a ver com os golpistas? Não é opinião, é fato que a revista Veja, os Frias e a Globo são golpistas. A História prova isso, basta vc saber ler e se interessar pelo passado do seu país. Collor foi eleito através de um golpe e depois foi tirado de lá por um golpe dado pelos mesmos que o colocaram no poder. E quem eram? Sarney? Calheiros? PMDB? Ou será que era a Veja, a Folha e a Globo?

    Se o PMDB presta ou não presta, se quem está lá é ou não é honesto, é outra história. Golpistas eu garanto que não são, nem sequer a ala tucana do PMDB pensa em golpe. E se vc não conhece História o PMDB é o antigo MDB.

    ResponderExcluir
  4. Carlos Henrique15/09/2010, 09:31

    Gênio: minha conversa é com Paulo Tadeu, e não consta que você seja advogado dele. Truculência não me assusta, Sr. Dono da Verdade!
    Mas vamos lá: o PMDB não é nem sombra do que foi o MDB. Quem, como eu acompanhou o Diretas Já sabe do que falo. Desnecessário alongar muito. Qual é o golpe que elegeu Collor? Os 35 milhões de votos que ele teve? Ganhar do candidato que disse que o "país precisa MENAS maracutaia"?
    Gostei do "SE" o PMDB presta ou não. Risível. Diga-me com quem andas, fariseu. Vale tudo em nome da continuação no poder, até mesmo aliar-se a Sarney e Calheiros, dois dos grandes expoentes da moral brasileira, igualmente ex-aliados dos tucanos? Quanta coerência!

    ResponderExcluir

Não serão publicados comentários com conteúdos onde se apresentam ofensas pessoais e palavras de baixo calão. Os comentários postados aqui são de inteira responsabilidade dos internautas.