Páginas

terça-feira, 10 de agosto de 2010

UM DADO ALARMANTE

O que Minas Gerais, atualmente, têm que se parece com o Nordeste? A esquistossomose. Um dado alarmante foi divulgado pela Fundação Osvaldo Cruz onde Minas Gerais aparece como campeão da patologia, também conhecida pelo nome de "barriga-d'água".
A esquistossomose é causada por um platelminto, animal invertebrado, conhecido como Schistosoma. Sintomas como anemia, febre e diárreia são os mais comuns à doença. Pessoas contaminadas permitem que outros indivíduos adquiram a doença ao liberar ovos e parasitas em sua fezes e urinas, quando estas são depositadas em rios, córregos e outros ambientes de água doce. As larvas em contato com a pele e mucosa humana penetram no organismo provocam inflamações, coceiras e vermelhidão nessas regiões.
O saneamento básico, rigoroso e sério acompanhamento da água são medidas que ajudam a combater este mal que prolifera em Minas Gerais e nos dá o título de campeão nacional.
A notícia sempre derrota o marketing.

15 comentários:

  1. Não ouço sequer um político mineiro falar a respeito deste assunto. Ouço o Aécio e o Anastasia apresentarem sempre um discurso plastificado baseado em termos técnicos de marketing. Na política local não vejo ninguém abordar o tema, numa cidade onde a maioria da população utiliza das águas dos fontanários. Talvez diversos destes sintomas (febre, diárreia, vômito e náuseas) sejam tratados como "virose" nas filas da saúde pública enquanto o esgoto é despejado nos córregos e represas que abastecem a cidade.

    ResponderExcluir
  2. Paulo Tadeu isto é mais uma vergonha da administração aecista que acaba com o estado e maltrata crianças, jovens e adultos. Dê o recado ao Hélio Costa e ao Patrus.

    ResponderExcluir
  3. Luis Carlos de Almeida10/08/2010, 09:35

    Não é por acaso que estamos bebendo água contaminada por esgoto isto justifica a infestação deste problema de séculos passados. Minas Gerais perde por tratar mal a sua gente.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia Dr. Paulo! Abri, li e gostei do post. Muito interessante este alerta pois esses casos as vezes são tratados como virose na policlínica. Os sintomas se confundem.
    Parabéns pelo visual novo!

    ResponderExcluir
  5. Paulo Tadeu, bom dia! Excelente abordagem sobre a questão da saúde. O problema da esquistossomose está diretamente relacionado a falta de saneamento básico. O poder público talvez não saiba o quanto este problema interfere no rendimento das pessoas durante o trabalho. Não há nenhuma política local de esclarecimento quanto ao tema. Muito bom ter chamado a atenção para este fato.

    ResponderExcluir
  6. Paulo Tadeu o seu blog é uma espécie de jornal da manhã, dou bom dia para ele! Poste também algo sobre economia.

    ResponderExcluir
  7. O Tucanófobo10/08/2010, 10:32

    O "shock" de Gestão só existe na cabeça do Aécio que gastou uma fortuna para comprar espaços e notícias na imprensa e dizer que ele é o melhor governador do mundo. Enquanto isso, a miséria corre solta por aí. Aos olhos de todo mundo. Mas o Ditinho Relojoeiro, o Marcão Bertózio, o Marco Sansão, o Roberval, o Gilberto Imesi e outros tucanos não acreditam e acham que Minas Gerais é muito chik.

    ResponderExcluir
  8. por que a secretaria de saúde não divulga esses dados e não informa a população sobre estes problemas? será que nossa água é boa para consumo humano, sou dessas que uso água de fontanário.

    ResponderExcluir
  9. Enquanto a Tv Poços mostra a Europa, a Plan podia mostra a realidade mineira num tour em busca destas matérias. Ia dar muito ibope! Paulo recomende a equipe do seu blog para Plan.

    ResponderExcluir
  10. Boa abordagem. Na nossa cultura o consumo de carne suína até exacerbado mais a falta de saneamento e contaminação de córregos e rios só poderiam provocar problemas como esse. Muitos pais nunca deram vermífugos aos filhos. Eu queria até saber como anda o desenvolvimento físico das nossas crianças, não temos estes dados divulgados. Percebeu, Paulo, que as escolas públicas mineiras não mais promovem um acompanhamento da saúde física e mental destas crianças? Se é na escola que elas passam mais tempo, creio que um trabalhos assim faria com que passasse menos tempo nos hospitais.

    ResponderExcluir
  11. seria interessante uma avaliacao sobre o envolvimento do municipio no pac de saneamento.

    ResponderExcluir
  12. paulo e aqueles fontanários feitos por você na avenida joão pinheiro dão água boa?

    ResponderExcluir
  13. Danilo muito boa sua intervenção. Como saber sobre o envolvimento do município no PAC de saneamento, pelo que sei existe projeção do DMAE para construção de estações de esgoto mas até agora nada de concreto.

    ResponderExcluir
  14. Situação triste das nossas crianças. A barriga-d'água é uma realidade dura de aceitar no século XXI.

    ResponderExcluir
  15. Paulo,
    Cadê aquele surto de dengue que você disse em sua campanha que Poços sofreria?
    Era uma mentira?
    Esta e outra mentira?
    Poxa já levou na cabeça tentando iludir os eleitores vai cometer o mesmo erro!!!
    Assim não vou perder meu voto, você tem visto a campanha da Dilma quem esta perdendo fica batendo e perde mesmo abra o olho...

    ResponderExcluir

Não serão publicados comentários com conteúdos onde se apresentam ofensas pessoais e palavras de baixo calão. Os comentários postados aqui são de inteira responsabilidade dos internautas.