Páginas

quinta-feira, 24 de junho de 2010

O CASO DA ÁGUA - SEPARANDO AS COISAS

Tenho sido cobrado aqui para falar sobre a empresa poluidora da Saturnino. Desde o início tenho procurado ser cuidadoso quanto a esta questão e continuo com a mesma conduta. Primeiro porque até aqui não tive acesso à medições de  flúor à montante da represa (estou procurando); segundo porque tenho convicção que, mesmo tendo assumido responsabilidades, não creio que a Mineração Curimbaba seja a única! A esperteza da administração está em desviar o foco do debate para o agente poluidor, mas é ela quem tem que responder porque escondeu da população o fato gravíssimo e, pior, permitiu que quase a metade dela consumisse água em níveis tóxicos por quase dois meses! O fato concreto, por razões políticas ou não, é que se não tívessemos denunciado, a água estaria sendo servida até agora, enquanto nossos festivos administradores continuariam fazendo cara de paisagem! Quanto a outras considerações de inspiração menor, posso lembrar que foi na nossa gestão que a Represa Bortolan ficou livre da mortandade de peixes que ocorriam duas vêzes por ano. E os peixes eram de lá...

16 comentários:

  1. O Tucanófobo24/06/2010, 08:06

    Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Paulo tenho encontrado algumas pessoas que desejam saber sobre o pagamento da conta de água, eis as questões:
    1ª - Como é medido o consumo?
    2ª - Se a taxa de flúor era alta pq na conta não especificou e se isso cabe processo?
    3ª - Parece que se paga pela média, como irão pagar se não estão recebendo água? E, como pagarão por água contaminada?
    4ª - Onde reclamar?

    Pessoas já me ligaram, outras encontrei nos bairros e ruas do centro e a pergunta gira em torno dessas questões. Eu só oriento para não votarem mais no Mosconi e nem no Geraldo Tadeu, pq eles se omitiram e são amigos do Paulinho que é Amigo da Onça. Acho que fiz minha parte.

    ResponderExcluir
  3. Luciano - As dúvidas que voce levanta só reforçam a minha tese de que não há governo em Poços de Caldas. Cabe ao DMAE esclarecer às vítimas das irresponsabilidades de sua chefia, quais os procedimentos. De minha parte entendo que as contas pagas no período devem ser restituídas; suspender cobranças pela média(quando não medidas); providenciar limpeza técnica das caixas d'água e orientar a população sobre os efeitos de médio e longo prazo do flúor consumido acima dos limites. Sugiro reclamar para alguns vereadores, enviarem e-mail para a Justiça Federal, ANVISA, IBAMA, Sec de Meio Ambiente de MG, Conselho Nacional do Ministério Público,etc.Já providenciei parte das denúncias.

    ResponderExcluir
  4. O Tucanófobo24/06/2010, 09:45

    Pô, vc estão censurando meus posts!

    ResponderExcluir
  5. Luis Henrique24/06/2010, 09:58

    Dr. Paulo a colocação do Luciano é sintoma de que a população está abandonada pelos órgãos competentes e que deveriam tomar as medidas legais. Não temos câmara, não temos judiciário, não temos ministério público e o executivo faz o que quer e fica por isso mesmo. Não adianta ir até o PROCON porque são incapaz devido ao vínculo com administração municipal.
    As soluções precisam sair da esfera federal, a mesma que fiscalizou o escândalo SOLLUS.

    ResponderExcluir
  6. é Paulo Tadeu seu nome espanta os candidatos da situação, estão aterrorizados com a possibilidade de encontrar sua pessoa na assembléia legislativa, vão tentar tudo para não deixar, mas o povo já decidiu te apoiar depois do desastre courominas.

    ResponderExcluir
  7. Tucanófobo - Eu tive que recusar seu post. Embora concorde no conteúdo, o adjetivo estava fora da curva.

    ResponderExcluir
  8. nossa cidade tá abandonada tudo que acontece fica impune mesmo. infelismente.

    ResponderExcluir
  9. O Tucanófobo24/06/2010, 16:20

    Blz!
    Vou maneirar nas minhas críticas aos coronéis, mas não posso deixar de denunciar os desmandos desta cambada. Vc não viu o Pardini (parecido com Mussolini) agredindo manifestantes? Eles pensam que o povo é palhaço, bobo. Mas eles podem tirar o cavalinho da chuva que vão levar tinta. Bobo é quem pensa que o povo é bobo!

    ResponderExcluir
  10. Marcos Antonio24/06/2010, 19:53

    Paulo , queria saber o valor que foi gasto para comprar o piso que foi colocado nas calçaldas em alguma partes do centro da cidade que hoje está sendo doado para quem quizer colocar e ninguem quer , porque não e o piso apropriado, me falaram que está num deposito , será que nossos vereadores não poderiam vereficar e algumas calçadas do centro estão saindo o piso , que vergonha ?

    Marcos Antonio

    ResponderExcluir
  11. a verdade todo mundo sabe: a mineração curimbaba sempre ajudou em suas campanhas eleitorais e por isso voce não tem moral para acusa-la de nada. Afinal, sea administração pecou em esconder o fato, a empresa criou o problema. Mas, como este ano tem eleição, certamente não é bom negócio para voce imputar a Curimbaba a menor responsabilidade do ocorrido.

    ResponderExcluir
  12. Anônimo - a Mineração Curimbaba nunca contribuiu em campanhas "por fora". Quando contribuiu, teve sua contribuição registrada. Seu raciocínio é totalmente equivocado. Se eu apenas registrei, eu não acusei, se não acusei porque me faltaria moral para fazer o que não fiz? Não seria mais razoável supor que os dois meses de envenenamento da água foram escondidos pelo atual prefeito, porque seu grupo tambem já recebeu contribuições de campanha registradas desta empresa? No mais, mantenho minha opinião, neste momento apenas opinião - não é só a Mineração Curimbaba!

    ResponderExcluir
  13. Ô Paulo, ve se presta atenção e melhora a moderação dos comentários. Como é que um comentário idiota como esse das 23 e 24 tem espaço? O cara quer que voce acuse quem já acusou, é um asno.

    ResponderExcluir
  14. enatum será que só tem flúor mesmo na agua? Será que eles vão tratar de outras aguas tbm? Bom eh preciso retirar uma camada de solo e depois colocar um solo nao poluído e compactar com máquina o resto eh obrigacao de vcs cuidar da agua de abastecimento

    ResponderExcluir
  15. Bom em vez de vcs perseguirem os outros vcs deveriam pedir ajuda das pessoas preocupadas em ajudar a população e usar as idéias dos outros em prol da humanidade mas citar sempre as ajudas e implantar projetos para minimizar os impactos..

    ResponderExcluir
  16. Duvido que só tenha flúor nessa água. Como cidadãos, podemos ter acesso à análise da água feita pelo DMAE? Ou tenho que conseguir uma liminar para ver estas análises? Porque eu vou querer ver...

    ResponderExcluir

Não serão publicados comentários com conteúdos onde se apresentam ofensas pessoais e palavras de baixo calão. Os comentários postados aqui são de inteira responsabilidade dos internautas.