Páginas

sexta-feira, 18 de junho de 2010

ESVAZIANDO A REPRESA

A represa Saturnino de Brito está sendo esvaziada. Depois de semanas "garantindo a qualidade da água", o DMAE reconhece que mentia - a água está imprestável para consumo humano. Identificar o agente poluidor é necessário, mas o principal problema é que o prefeito e o diretor do departamento determinaram a continuidade do abastecimento de água tóxica para cerca de 40% da população. A contaminação da água tem que ser tratada como crime ambiental. A ordem de esconder o problema é crime contra a saúde pública. Há informações de que os índices de flúor na represa são exponencialmente superiores aos divulgados. Estou apurando. Crime continuado!
PS - O Caruso divulgou hoje que o DMAE não tem licença de funcionamento no CREA. Pode? Leia na íntegra

5 comentários:

  1. Ola.
    Tenho uma grave denúncia a fazer. Sou estudante de graduação em Geografia pela UNICAMP. Venho acompanhando os debates sobre o possível crime ambiental que ocorre em nosso município. Muito está se falando da contaminação da Represa Saturnino de Britto, porém A ÁGUA DO ALTO CURSO DO RIBEIRÃO DAS ANTAS APRESENTA A MESMA COLORAÇÃO VERDE DA ÁGUA DA REFERIDA REPRESA. Acredito que outros ribeirões também estão contaminados.
    Pelos meus conhecimentos afirmo que essas águas estão com excesso de matéria orgânica, o que pode ser comprovado pelo baixo nível de oxigenação que é a causa real da mortandade de peixes.
    Notícias veiculadas pela imprensa afirmam que não se sabe o que causou essas mortes e atestam que não há a presença de algas ou metais pesados na água.
    Pela falta de transparência e pelas fortes evidências de manipulação dos resultados das análises das águas, temo pela grande probabilidade de contaminação por Chumbo e outros metais pesados extremamente tóxicos, além da evidente concentração de algas.
    Por isso, peço que o ex prefeito contacte a imprensa regional e nacional para o caso ganhar notoriedade, pois está claro que a prefeitura municipal está articulando todas as formas possíveis de abafar o caso, manipulando e omitindo os resultados das análises das águas. Com o caso sendo melhor repercutido, entidades contradadas por pessoas de fora do município fariam as análises e garantiriam sua veracidade.
    Peço também ao ex-prefeito, que divulge a maior abrangência espacial da contaminação das águas. Tanto o Ribeirão das Antas quanto os demais devem ter suas águas fiscalizadas, pois suas cores indicam fortemente o mesmo caso de contaminação.

    OU SEJA, NÃO É SÓ A ÁGUA DA REPRESA SATURNINO DE BRITTO QUE ESTÁ CONTAMINADA!

    ResponderExcluir
  2. O que o André disse logo acima parece ser a melhor alternativa para combater esses individuos. Poços de Caldas é uma cidade conhecida nacionalmente, com turistas vindo de todas as regiões do país e do mundo, e todos eles estão em risco por causa da irresponsabilidade desses demotucanos e pps que estão destruindo nossa cidade. Isso deve ser divulgado em rede nacional não só para podermos fortalecer nossa luta contra esses inimigos de Poços, mas também para alertar a todos que vem para cá sobre os riscos que podem estar correndo. Infelizmente essa é a verdade e não adianta os demos e tucanos virem com sua falta de educação e cultura atacar o povo. Se a água está boa porque a represa está sendo esvasiada? Temos também que buscar forças e nos unir contra o Paço Municipal, um crime em todos os sentidos, um crime contra o meio-ambiente, um crime contra o futuro de Poços, um crime contra a população. Milhões gastos em algo inútil que só servirá para enriquecer ainda mais os amigos deles. Quem mora centro terá que gastar 3 reais para ir até o Paço, quem mora na Zona Sul terá que gastar 1 real, quem mora na Ponte Coberta por exemplo terá que gastar 4 reais para chegar até o Paço. Isso só ida, vão gastar o mesmo tanto para voltar. E isso se não aumentarem a passagem de ônibus, pois tudo indica que irão fazer e com o consentimento do prefeito, dos demos, dos tucanos e do pps. Poços Saudável é Poços sem Demotucanos. Fora Paulinho!!!

    ResponderExcluir
  3. Paulo hj (sábado) tinha fila na fonte do Monjolinho, populares disseram que estavam todo o dia sem água. Perguntei o motivo e eles responderam que era devido a irresponsabilidade do prefeito que deu de beber água contaminada para a população.
    O povo parece cansado com tudo isso - circullare, iptu e agora essa da água.
    Contei umas vinte e cinco pessoas.

    ResponderExcluir
  4. até agora falaram muito sobre a situação , o que eu acho válido , mas nada sobre a empresa poluidora.Já foi o tempo em que a Danone causava mortandade e ninguem falava nada...será que estão com medo de represálias por parte da empresa poluidora??

    ResponderExcluir
  5. Funcionário do DMAE21/06/2010, 13:28

    Em tempo, ainda não foram mostradas as análises da água tratada e servida a população no período em que se dizia que estava tudo bem e não havia problemas. A portaria 518 do Ministério da Saúde exige análises diárias em vários pontos da rede de água.
    A pergunta que não foi respondida : A contaminação da represa, agora assumida, foi repassada a população? Por quanto tempo? Em que nível?
    Sabe-se que o flúor causa danos aos dente e ossos. Vamos lembrar das crianças em fase de dentição, fetos em formação, idosos com problemas de osteoporose.
    O silêncio criminoso precisa acabar.

    ResponderExcluir

Não serão publicados comentários com conteúdos onde se apresentam ofensas pessoais e palavras de baixo calão. Os comentários postados aqui são de inteira responsabilidade dos internautas.