Páginas

domingo, 23 de maio de 2010

UM DOMINGO EM HELVÉTIA


Passei um domingo diferente. Fui ao casamento do filho de um grande amigo, José Carlos. Zé Carlos foi meu colega de Colégio Agrícola, tem uma família maravilhosa, e mantemos relações de especial amizade até hoje. O casamento me deu oportunidade de conhecer um lugar belíssimo - a comunidade suíssa Helvétia em Indaiatuba, formada em 1888. A igreja é um primor de artesanato e fé. O Padre inovou buscando em Mário Quintana os votos de casamento, que reproduzo aqui:
"- Promete não deixar a paixão fazer de você uma pessoa controladora, e sim respeitar a individualidade do seu amado, lembrando sempre que ele não pertence a você e que está ao seu lado por livre e espontânea vontade?
- Promete saber ser amiga(o) e ser amante, sabendo exatamente quando devem entrar em cena uma e outra, sem que isso lhe transforme numa pessoa de dupla identidade ou numa pessoa menos romântica?
- Promete fazer da passagem dos anos uma via de amadurecimento e não uma via de cobranças por sonhos idealizados que não chegaram a se concretizar?
- Promete sentir prazer de estar com a pessoa que você escolheu e ser feliz ao lado dela pelo simples fato de ela ser a pessoa que melhor conhece você e portanto a mais bem preparada para lhe ajudar, assim como você a ela?
- Promete se deixar conhecer?
- Promete que seguirá sendo uma pessoa gentil, carinhosa e educada, que não usará a rotina como desculpa para sua falta de humor?
- Promete que fará sexo sem pudores, que fará filhos por amor e por vontade, e não porque é o que esperam de você, e que os educará para serem independentes e bem informados sobre a realidade que os aguarda?
- Promete que não falará mal da pessoa com quem casou só para arrancar risadas dos outros?
- Promete que a palavra liberdade seguirá tendo a mesma importância que sempre teve na sua vida, que você saberá responsabilizar-se por si mesmo sem ficar escravizado pelo outro e que saberá lidar com sua própria solidão, que casamento algum elimina?
- Promete que será tão você mesmo quanto era minutos antes de entrar na igreja?
Sendo assim, declaro-os muito mais que marido e mulher: declaro-os maduros."

2 comentários:

  1. Paulo, que maravilha o que você escreveu.
    Que bom seria se todos os casais tivessem acesso a estas palavras reproduzidas pelo padre do nosso grande poeta Mário Quintana.
    Talvez haveria menos separações...
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. José Carlos Martins30/05/2010, 16:17

    Prezado amigo,
    Ficamos muito honrados com a sua presença e de sua família e agradecidos pelos comentários acerca de nossa família.
    Um abraço! José Carlos Martins

    ResponderExcluir

Não serão publicados comentários com conteúdos onde se apresentam ofensas pessoais e palavras de baixo calão. Os comentários postados aqui são de inteira responsabilidade dos internautas.