Páginas

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

TRINTA ANOS DO PARTIDO DOS TRABALHADORES


O PT faz hoje trinta anos. Nasceu da resistência à Ditadura Civil Militar implantada por um golpe de força em 1964. Religiosos progressistas, lideranças sindicais independentes, intelectuais e militantes de diversas correntes, compunham um mosaico de esquerda, que não se sentia contemplada com as possibilidades de organização política e partidária da época. Terra, Trabalho e Liberdade, este foi o primeiro lema a unificar forças tão diferentes, que tinham em comum a luta por um mundo fraterno, justo e solidário. O PT nasceu negando o socialismo real representado pelas experiências do Leste Europeu, mas já professava sua solidariedade internacional com os povos pobres, expressada em bases anti-imperialistas e anti-capitalistas.
Muita coisa aconteceu nestes trinta anos, sinto-me feliz de ter participado desta experiência histórica incomum em que pese os sacrifícios pessoais, as incompreensões, os riscos e as renúncias. Poços de Caldas está na gênese do PT; foi aqui que em 1978 o Congresso Nacional de Metalúrgicos aprovou a moção pela criação de um partido de trabalhadores. Saúdo cada petista e simpatizante, viva o PT, viva o Brasil!

3 comentários:

  1. O PT cresceu, ganhou respeito e admiração dos brasileiros.
    Parabéns ao partido!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns para o PT e o presidente Lula que segurou o Brasil e o partido com ajuda dos seus colaboradores.

    ResponderExcluir
  3. Ganha o PT, ganha o Brasil. Parabéns ao PT pela demonstração de maturidade.

    ResponderExcluir

Não serão publicados comentários com conteúdos onde se apresentam ofensas pessoais e palavras de baixo calão. Os comentários postados aqui são de inteira responsabilidade dos internautas.