Páginas

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

ELEIÇÕES NO PT DE MINAS - UM RECADO DAS BASES

O PED em Minas Gerais neste ano é algo para ser e não ser esquecido. Ser esquecido pelo desgaste do vale tudo, do dinheiro correndo solto, das provocações e baixo nível da campanha. Não ser esquecido pelas mesmas razões e lições que podemos tirar de um processo pobre de debates e propostas, mas generoso de arrogância, prepotência e autoritarismo. Ainda no calor das apurações e no travo amargo dessa ressaca é possível identificar sinais animadores e muito claros dados pela militância e base partidárias. O primeiro e mais óbvio é o sinal de vida, a militância de base não morreu e, pelo contrário, mostra força e compromisso. Nem toda força empregada neste rolo compressor foi capaz de oferecer ao companheiro e presidente Reginaldo uma vitória avassaladora, prometida para o primeiro turno. O petista de verdade disse alto e bom som "estou vivo e presente". O segundo é que se, eventualmente, um acordo por cima tem sucesso não é sempre que isso ocorrerá. O terceiro é um recado mais duro - o PT não é apenas uma sigla ou abrigo para projetos gestados em gabinetes, é uma identidade, é uma expressão social, é um corpo dinâmico que pensa e não aceita ser objeto de troca.
A composição do diretório e a apertada disputa do segundo turno significam que não haverá fato consumado ou imposição de candidaturas majoritárias, em particular a de governador. Venceram a sobriedade e a ponderação do Ministro Patrus Ananias que desde o princípio do processo eleitoral reafirmou a diferença entre a escolha da direção estadual e a escolha de candidatos.
Certamente o recado mais importante é o próprio resultado que não dá maioria consistente a nenhum dos campos em disputa, de modo que nossas chances em Minas só exisitirão de fato se houver diálogo, reconstrução de pontes e, sobretudo, a busca da unidade. Seja qual for o resultado a candidatura do Gleber foi capaz de despertar o PT mineiro para seu horizonte de possibilidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não serão publicados comentários com conteúdos onde se apresentam ofensas pessoais e palavras de baixo calão. Os comentários postados aqui são de inteira responsabilidade dos internautas.