Páginas

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

AVISO

ESTE BLOG PASSARÁ POR UMA REFORMULAÇÃO E EM BREVE ESTARÁ DE CARA NOVA E COM DIVERSAS POSTAGENS.

OBRIGADO PELA SUA COMPREENSÃO!

domingo, 21 de novembro de 2010

BLOG DA DILMA - NOSSOS HERÓIS DA RESISTÊNCIA

*José Flávio Abelha A grande novidade que O Globo exibiu hoje não pode ser considerada um "furo jornalístico", no jargão midiático. Quando muito, o carro-chefe dos Marinhos fez um buraco, e que estrago, Para ler na íntegra...

sábado, 20 de novembro de 2010

CONSCIÊNCIA NEGRA

20 de novembro de 1695, Zumbi dos Palmares foi degolado pelos homens de Domingos Jorge Velho,  bandeirante que foi à caça do líder da resistência contra a escravidão. Em sua homenagem, este dia foi escolhido como o da Consciência Negra, momento importante para refletir sobre as injustiças, as desigualdades, as verdades definitivas. Dia de luta para os negros deste país, comemorar os direitos conquistados e o muito que ainda tem que avançar. Segunda, 22, é o dia do Almirante Negro! 

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

PARA QUEM AINDA TEM DÚVIDA. OU PARA QUEM AINDA PRETENDE SUSCITAR DÚVIDAS

Todo mundo viu o escândalo que a velha e decrépita mídia fez com os erros do ENEM (5 erros em cada 10mil provas). O Ministro Hadad (que deu uma aula de política e um presta atençao no oportunismo aqui em Poços) foi ao Senado e à Câmara. Uma juíza do Ceará tentou melar o ENEM. O ex ministro tucano da Educação Paulo Renato posou de perfeito e imune ao erro. Ex-presidentes do INEP, todos tucanos, deitaram falaçãocontra o governo Lula. O exame de avaliação do ensino em São Paulo - o SERESP(ok, SARESP) - apresentou-se "coalhado" de erros. Só notinhas marginais na velha e venal mídia, nenhum escândalo. Como deve ser quando fosse para todos. Leide Mídia já!

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

UMA RADIADA NA CABEÇA DO FILIPÃO

Filipão, técnico do Palmeiras e ex-técnico da seleção brasileira tomou uma "radiada" na cabeça após o jogo contra a o Goiás. Fiel ao seu estilo cabeça dura, passou a mão na calva, virou-se para a torcida e deu-lhe uma vigorosa banana. Assim vingado, voltou-se para o repórter e continuou falando. Se fosse uma bolinha de papel, talvez tivesse que fazer uma tomografia computadorizada!

QUEREM REESCREVER A HISTÓRIA - NÃO PASSARÃO!

A campanha presidencial despertou em certos setores da sociedade brasileira um desejo de reescrever a história recente do Brasil, com argumentos igualmente graves. De um lado, puxado pela Folha de São Paulo, a tentativa de suavizar a Ditadura Civil Militar, criando o tosco e sádico eufemismo "Ditabranda". De outro, alimentando e repercutindo a onda neoconservadora da candidatura Serra, a proposta de criminalizar os jovens que se opuseram ao regime. Nesta linha, a continuidade parece clara a partir do acesso (legítimo) que a mesma Folha teve aos arquivos referentes  à presidente Dilma é o uso (suspeito) que fará deles. Em homenagem à verdade e aos jovens que tombaram no combate à iniquidade do arbítrio, é preciso reagir. Uma boa oportunidade é trazer de volta os fatos e debatê-los. Dia 13 de dezembro se aproxima, é o aniversário do AI 5, a excrescência jurídica que justificou o que de pior aconteceu em nossa história republicana!

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

BLOG DO MIRO

Escola do MST recebe melhor nota do Enem - Nos últimos dias, a mídia demotucana tem feito um grande alarde contra o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Devido a falhas lamentáveis em algumas provas, ela decidiu transformar o assunto na sua primeira bandeira de oposição ao futuro governo Dilma Rousseff. De quebra, ainda presta um serviço à poderosa indústria do vestibular e às faculdades privadas. O Grupo Folha, dono da gráfica que imprimiu as provas irregulares, é um dos que mais fustiga o Enem. Leia na íntegra...

MANO CAI DIANTE DO SEU PRIMEIRO GRANDE DESAFIO

Mano Menezes caiu diante dos argentinos em um lance fortuito no final do jogo. O empate seria mais justo, embora a Argentina mantivesse a bola mais tempo em sua posse. Mano errou feio nas substituições, deu uma "gauchada" ao prestigiar Douglas quando a vez era de André. Se corrigir suas preferências "federativas" e corinthianas (Jucilei? Elias?) talvez possa se afirmar como técnico; caso contrário será apenas mais um! 

COLETIVO CORRENTE CULTURAL

Muito promissora a formação do Coletivo Corrente Cultural. É. sem dúvida, uma iniciativa com grande perspectiva de formação, produção, agitação, articulação e expressão na área da Cultura. Quem quiser conhecer melhor clique aqui e clique aqui.

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

NATAL ENCANTADO

Um acerto este Natal Encantado. Sem dúvida coloca Poços de Caldas no bom calendário de fim de ano brasileiro. Não custa, porém, dar uma conferida nos preços. Aqui o aluguel de tudo custa 1 Milhão; em Belo Horizonte 500.000 microlâmpadas e 2,5 quilômetros de cabos luminosos custaram 600.000 (comprados, não alugados)!

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

POÇOS - JUSTIÇA DIZ QUE PSICOTÉCNICO NÃO VALE EM CONCURSO

Sentença do TRT - Tribunal Regional do Trabalho - declara ilegal o uso de psicotécnico para aprovar contratação de concursados. Veio em boa hora. O psicotécnico é subjetivo e pode, freqüentemente, ser usado para escolher os aprovados. Fica a pergunta - e os reprovados anteriormente pelo tal exame? 

O ENEM TÁ VALENDO. PODEM ARRUMAR OUTRA CRISE PARA O TERCEIRO TURNO

A Justiça Federal decidiu - o ENEM está valendo. A sentença fala no direito de milhões de estudantes que se submeteram à prova e que poderiam ser prejudicados por um percentual insignificante de erros (5 em 10.000). Em respeito aos jovens que optaram pelo ENEM, fica restabelecida a justiça. Quem quer um terceiro turno, pode arrumar outra crise. 

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

PARA QUEM ACHA QUE LEI DE MÍDIA É CENSURA

O Reino Unido da Grã-Bretanha (Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte) é aquele que tem o modelo mais liberal de regulamentação da mídia eletrônica, em comparação aos de outros países apresentados no seminário internacional sobre convergência de mídias, promovido em Brasília pela Secretaria de Comunicação da Presidência da República (Secom).
Portugal - Receber os pedidos e fazer cumprir o direito de resposta, que no Brasil ficou prejudicado depois da queda da Lei de Imprensa, é uma das atribuições da Entidade. Também são competências da ERC zelar pela garantia do pluralismo nos meios, proteger os direitos de personalidade (direito à honra e à privacidade) e proteger as crianças e adolescentes. Muitos dos casos são avaliados a partir de reclamações dos cidadãos portugueses, que dá a ERC uma função de ouvidoria. Leia na íntegra no Nassif

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

ORA, OS ESTUDANTES...

A mais recente crise criada pela mídia nacional, essa que não aprende e não percebe que seus dias estão contados, é a crise do ENEM. Radiografando a crise - o Ministério da Educação promove um exame em que mais de 4 milhões de estudantes se inscrevem para serem avaliados e também para buscar vagas nas Universidades Federais, duplicadas durante o governo Lula (Poços agora tem Universidade Federal. Teria com outro governo?). Destes mais de 4 milhões, 2 mil foram prejudicados por erros da gráfica responsável pela impressão das provas; ou seja de cada 10.000 estudantes, 5 foram atingidos pela falha. Pronto, o ENEM não presta, o governo não sabe realizar provas, é tudo muito ruim, é um desastre. O Ministério diz que pode fazer nova prova, diferente, com o mesmo grau de dificuldade. A mídia diz que não, a OAB diz que isso fere o princípio da isonomia. Provas de avaliação de escolaridade são feitas no mundo inteiro e não são as mesmas provas, mas tem o mesmo grau de dificuldade. A OAB faz provas diferentes em cada estado brasileiro e isso " não fere o princípio da isonomia". A Juíza do Ceará joga as esperanças de milhões de estudantes no lixo, do alto de sua imensa e instantânea sabedoria. E a velha e desesperada mídia golpista se espoja em mais esta farsa! Pela Lei da mídia, já!

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

SÃO PAULO PARA OS PAULISTAS (?)

Está em "marcha" um certo movimento SP PARA OS PAULISTAS, como resultado da ressaca eleitoral de uma parte do eleitorado de Serra e o tal Índio (quem é ele mesmo?). Acreditando em uma suposta superioridade do paulista sobre o resto dos brasileiros, o movimento prega, entre outras coisas, o fim dos programas sociais, da cobrança diferenciada de tarifas de águas e energia para os pobres, o combate aos camelôs (que segundo o movimento tem todo o direito de trabalhar...nas suas terras de origem) e que a prestação dos serviços universais de saúde só sejam direito de quem provar residência em São Paulo por pelo menos dois anos. A marcha desses insensatos tem como motor a ignorância histórica e como combustível o discursos errático de campanha do candidato derrotado, José Serra. 
A propósito, aqui em Poços de Caldas, há um monumento na Praça Pedro Sanches, cuja inscrição é ainda mais simbólica que a obra de arte - "Minas ao Brasil". É como deve ser!

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

REPUBLICANOS VENCEM ENTRE ELEITORES QUE RECEBEM BOLSA FAMÍLIA NOS ESTADOS UNIDOS. LÁ PODE?

VI O MUNDO -

WSJ: 42.389.619 de americanos dependem do Bolsa Família para comer

Lá a direita venceu. leia mais...

AS RAZÕES DO FUNDO SOCIAL DO PRÉ-SAL

Passada a turbulência e com ela o risco na mudança do marco regulatório do pré-sal. O povo brasileiro avalizou  a política para exploração do petróleo do governo Lula e isso é muito importante. O povo brasileiro é dono das imensas reservas petrolíferas do pré-sal. Comi isso, o governo dita o ritmo de sua exploração, visando garantir o máximo de duração destas reservas. Parte dos recursos, a que pertence ao povo brasileiro, forma o Fundo Social, para investimento em educação, tecnologia, cultura, saúde e meio ambiente. A gestão das reservas e os investimento do Fundo, garantem para as futuras gerações o usufruto das riquezas agora descobertas.

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

O BRASIL É UM SÓ

A unidade territorial do Brasil nos deu outra riqueza. A enorme diversidade étnica, cultural, religiosa, política, que diferencia nosso país. Deu-nos também a difícil tarefa da aproximação social e econômica das diferentes regiões, cujas aptidões nunca foram adequadamente exploradas ou, pior, perderam-se nas mudanças históricas do desenvolvimento mundial. O governo Lula encarou o desafio e deixará um legado extraordinário - 25 milhões de pessoas deixando a linha da pobreza extrema e quase trinta milhões alcançando qualidade de vida que as incluem na classe média brasileira. Além disso, as regiões centro-oeste e nordeste experimentaram vigorosas taxas contínuas de crescimento e modernização. Lula acrescenta à unidade territorial duramente garantida no século XIX e às transformações políticas e institucionais da revolução de 30, a idéia de que é possível a unidade de uma imensa população, quando os direitos e necessidades fundamentais ganham impulso. As reações infantis que se seguiram à vitória de Dilma, em especial as que andaram circulando pelas redes sociais, devem ser vistas com firmeza e cuidado, mas sobretudo carrega em si um alerta. O estímulo ao ódio eleitoral combinado com o analfabetismo político de alguns setores sociais, podem indicar um potencial germe desagregador, racista e cego para algum espertalhão apresentar-se para liderar esta manada burra!

SOBRE A MANCHETE DO JORNAL LA REPUBLICA

Navegante faz comentário indignado sobre a postagem dar primeira página do jornal La República. O comentário perdeu-se, embora tenha dado o comando de publicar. Compara o La República, que confessa não conhecer, com tablóides sensacionalistas e diz, corretamente, que o papa não pediu votos para ninguém. Finalmente, faz recomendações a mim, mas isso é irrelevante. Fala como católico. Vamos lá, Luiz Carlos. O jornal não diz que o Papa pediu votos para um candidato, mas que a figura do papa foi utilizada indevidamente pelo candidato derrotado. é a isso que se refere o jornal - o uso indevido de temas religiosos e da figura do próprio Papa em uma eleição brasileira. A utilização da figura papal é indevida por duas razões - a primeira porque êle também é chefe de Estado, o Vaticano, o que configuraria uma incidente diplomático visto que são países soberanos. A segunda, porque ele é um líder espiritual da maioria dos brasileiros, entre os quais me incluo. Como católico senti-me lesado com a utilização de temas religiosos e da figura papal na campanha eleitoral. Tenho certeza de que você também não aprova isso! Ou aprova?

terça-feira, 2 de novembro de 2010

DO URUGUAI

VENCEMOS E AGORA PRECISAMOS UNIR O PAÍS

A hora é de união. É claro que muita gente vai continuar apostando na divisão do país entre os pobres, uma classe média emergente, a clássica. Entretanto, é preciso acreditar na unidade do Brasil em torno de um projeto capaz de nos transformar em uma verdadeira Nação. Recusei alguns comentários, tamanha indigência e fragilidade. Ajudei a eleger o primeiro presidente operário, agora a primeira mulher. Sinto-me realizado!

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

A VITÓRIA DA DECÊNCIA POLÍTICA E DO FEMINISMO

A mulher mais poderosa do mundo começará a andar com as próprias pernas no próximo fim de semana. Forte e vigorosa aos 63 anos, essa ex-líder da resistência a uma ditadura militar (que a torturou) se prepara para conquistar o seu lugar como Presidente do Brasil. Como chefe de estado, a Presidente Dilma Rousseff seria mais poderosa que a Chanceler da Alemanha, Angela Merkel e que a Secretária de Estado dos EUA, Hillary Clinton: seu país enorme de 200 milhões de pessoas está comemorando seu novo tesouro petrolífero. A taxa de crescimento do Brasil, rivalizando com a China, é algo que a Europa e Washington podem apenas invejar. Leia mais em Viomundo...

UMA VITÓRIA CONTRA A COVARDIA II

Estava me preparando para uma entrevista para a TV Plan, ali na Praça do relógio floral. Minha mulher e minha filha me esperavam a alguns metros de distância. Passa um cidadão com sua mulher e sua filha. Estatura média, calvo, talvez uns cinquenta anos. Olha-me com raiva e continua caminhando. Perto da minha família, agride de maneira mais rebaixada, com um palavrório incompatível com a decência e a civilidade. Termino a entrevista, só aí fico sabendo da conduta do "homem", que já ia longe, passo apressado dos que tem coragem para desabafar sua inutilidade diante de mulheres! Vencemos gente como este cidadão, que não respeita a própria família para destilar sua indigência pessoal!

UMA VITÓRIA CONTRA A COVARDIA I

Fazíamos uma tranquila e democrática caminhada pelo centro da cidade. De dentro de um carro em movimento, o passageiro do banco de trás abre o vidro e grita palavrões e impropérios contra a gente. Xinga Dilma, xinga o PT. O carro em movimento deu-lhe a coragem que não teria em outras circunstâncias! Ontem, vencemos a covardia!

UMA VITÓRIA CONTRA O ÓDIO

Serra fez uma campanha de ódio. No desespero, tentou dividir o Brasil. Agrediu, manipulou, mentiu, utilizou métodos fascistas. Dilma venceu o ódio. A esperança virou certeza, o Brasil sai maior destas eleições!