Páginas

quarta-feira, 30 de junho de 2010

Depois de afirmar que o grave envenenamento da Represa Saturnino de Brito matou apenas "uma meia dúzia de peixinhos", nosso prefeito já pode contabilizar outra "insignificante" agressão à qualidade de vida em Poços. Competente como sempre, o Jornal da Cidade flagrou esta estupidez e desrespeito às coisas de nossa terra. Em plena Praça Pedro Sanches mandaram ver no machado (ou motoserra?), porque a árvore estava atrapalhando a montagem de um palco. Tristes montanhas!

NASSIF - O VICE DE SERRA E A MERENDA ESCOLAR

Do Blog do Brizola Neto
O vice é o homem da merenda? Leia o próprio PSDB
O Blog do Noblat acaba de anunciar que o vice do Serra será o deputado Índio da Costa, do DEM. Apresenta-o como o relator do ficha-limpa. Mas não é bem assim. Ele foi um dos alvos da CPI na Câmara dos Vereadores que investigou superfaturamento e má-qualidade nos alimentos comprados para a merenda escolar, quando eu ainda era vereador. A CPI foi pedida pelo meu amigo e deputado Edson santos (PT) e relatada pela – atenção – vereadora tucana Andrea Gouvêa Vieira. Vou transcrever o texto que está numa das páginas dela na internet, de onde tirei também a ilustração:
O relatório de Andrea concluiu que a licitação para a compra de gêneros alimentícios para a merenda, entre julho de 2005 e junho de 2006, realizada pela Secretaria Municipal de Administração e pela Secretaria Municipal de Educação, no valor de R$ 75.204.984,02, causaram prejuízo aos cofres públicos. 99% do fornecimento ficaram concentrados numa única empresa, a Comercial Milano, que apresentou uma engenhosa combinação de preços em suas propostas. Leia mais.

MINAS PRETERIDA DUAS VEZES PELO PSDB

Depois de refutar a candidatura de Aécio Neves à presidência da República, os tucanos deram outra demonstração do pouco apreço por Minas Gerais. O nome do ex-ministro e atual deputado federal Carlos Melles (DEM_MG) andou forte pela manhã, mas a cúpula do PSDB optou pelo obscuro deputado Índio da Costa (DEM_RJ) para compor chapa com José Serra. Parece que agora é definitivo.

BRASILIA CONFIDENCIAL - A NOVELA DO VICE CONTINUA

O PSDB deve tornar público hoje que desistiu da candidatura do senador paranaense Álvaro Dias à vice-presidência da República na chapa liderada por José Serra. A decisão de reabrir a vaga foi tomada nesta madrugada e comunicada ao DEM, depois que o irmão de Álvaro, o também senador Osmar Dias , resolveu disputar o governo do Paraná por uma aliança de seu partido, o PDT, com o PT e o PMDB.
Osmar anunciará sua candidatura publicamente hoje, segundo combinou nesta terça-feira com dirigentes nacionais do PDT com quem se reuniu por mais de quatro horas.


terça-feira, 29 de junho de 2010

PAULO TADEU NO JORNAL DO MEIO-DIA

A equipe do blog convida internautas amigos e simpatizantes para assistir, nesta quarta-feira, no horário das 12h00min, o programa Jornal do Meio-dia, na TV Plan.
O entrevistado será Paulo Tadeu que estará ao lado do apresentador e jornalista Roberto Tereziano para responder todas as perguntas e falar um pouco sobre o momento político que vive o Brasil, Minas Gerais e principalmente Poços de Caldas.
Após um longo período fora da mídia o ex-prefeito acumulou experiências, viu cumprir muito dos seus avisos em relação a administração pública e notoriamente foi quem primeiro trouxe a público as planilhas do DMAE que apontavam o maior desastre ambiental da nossa história - a contaminação da represa Saturnino de Brito.

VOX POPULI CONFIRMA CRESCIMENTO DE DILMA

A pesquisa Vox Populi divulgada hoje confirma a tendencia de crescimento da candidata petista Dilma Roussef. Subindo tres pontos (acima da margem de erro) Dilma tem agora 40% contra 35% de José Serra e 8% de Marina Silva. O resultado de Serra parece consolidar estagnação já observada em outras pesquisas. Na espontânea Dilma tem 20% e Serra 16%.

PRAZO PARA SACAR ABONO SALARIAL TERMINA AMANHÃ

Brasília Confidencial - 29/06/2010

ÁGUA - FORNECIMENTO AINDA É PRECÁRIO

Em 21 e 22 de junho o DMAE anunciou que a normalização do abastecimento de água para a população de Poços seria normalizado no último dia 25. Não normalizou e não será normalizado tão cedo, falta água. Destaque para o esclarecimento da Mineração Curimbaba no início da semana passada, quando afirma que ao ser informada pelo DMAE, "em quarenta e oito horas passamos a não mais despejar água no córrego da bacia da represa Saturnino de Brito!" Ou seja, o DMAE levou 60 dias para "descobrir" o problema, a empresa resolveu em dois dias!

segunda-feira, 28 de junho de 2010

AGORA É O CHILE

1962. Morava em uma casa atrás da Estação Ferroviária de Pinhal. O ramal da Mogiana fora desativado; lembro-me da festa que o então governador paulista Carvalho Pinto promoveu para encerrar as atividades ferroviárias (ele entendia que o fim das "linhas de trem" era sinal de progresso). Era uma casa ótima, muito bonita, existe até hoje. O imenso quintal cheio da árvores frutíferas foi onde meu pai instalou um rádio de madeira Philips, que meu irmão Júnior havia riscado com um compasso, enquanto ouvia nervoso um jogo do nosso São Paulo. 4 a 2 para o Brasil contra o Chile, sede da Copa. Dois gols de Garrincha e dois de Vavá. Dias depois, seríamos bi-campeões do mundo. O gosto da limonada feita pelo meu pai naquele dia ainda permanece em minhas lembranças.

BLOG DO NASSIF -SUPEREXPOSIÇÃO DE SERRA ANULOU HORÁRIO GRATUITO

Por Lampiao
Para onde apontam os números - Marcos Coimbra
Saiu uma nova pesquisa nacional do Ibope, que confirma as que foram feitas recentemente pela Vox Populi e pela Sensus. Os dois institutos já antecipavam o que agora indica o Ibope, talvez por utilizarem amostras mais sensíveis.Nessa pesquisa, a vantagem de Dilma sobre Serra - ela com 40% das intenções de voto, ele com 35% - é ainda pequena, perto da margem de erro de 2 pontos percentuais, se raciocinarmos com o pior cenário para a candidata do PT (no qual ela teria 38%) e o melhor para o do PSDB (em que ele ficaria com 37%). Como essa conjugação é pouco provável, o mais certo é afirmar que ela assume a dianteira, mas sem se distanciar do adversário. Se fosse só isso, caberia apenas dizer que a pesquisa é boa para Dilma. Leia na íntegra.

SEM BRAVEZA, SEM BRAVATA!

Cidadão acessa o blog com nome falso, mas eu o conheço há mais de vinte anos, sei de seus limites intelectuais e vícios de linguagem que usa para esconder seu pouco verbo. Pilhado em comentário cheio de "fico feliz" e "até porque"(antigamente, ele carregava no "r"), respondeu injuriando e agredindo. Recusei o comentário. Hoje voltou para cobrar a postagem, repetindo a injúria e agora calunia, perguntando se estou bravo. Não, não estou e proponho o seguinte - repita as afirmações por e-mail, identificando-se; prometo que vou postar. Nem eu bravo, nem voce fazendo bravata.

domingo, 27 de junho de 2010

sábado, 26 de junho de 2010

ATO FALHO?

Descartado pelos deputados Mosconi e Geraldo que, em entrevistas durante a semana, procuraram manter distancia do atual prefeito e da vice, o chefe Navarro deu outro sinal ao "pupilo" (eleito por ele)  quando teria dito que seu sonho é tornar a secretária de governo Salma Neder Camacho prefeita de "fato e de direito". Se eu entendi bem o chefe queria dizer que ela já é de fato, faltando ser de direito (com o voto do povo). Se é de fato, como quer fazer crer o chefe, é uma péssima prefeita, mas ao afirmar isso, publicamente, confirma o que todo mundo desconfia - o prefeito é só para fazer figuração. Tristes montanhas!

sexta-feira, 25 de junho de 2010

DE TÉCNICO E LOUCO...

Com Kaká jogando mal, a seleção é melhor que esta que jogou hoje. Com Kaká jogando bem, chegamos à final. Faltou ousadia ao Dunga hoje, Ramires deveria ter entrado com a saída de Felipe Melo (este cara é um perigo). Júlio Batista deveria ter saído bem antes e Robinho deve ter aprontado alguma para ficar de fora.

BRASIL E PORTUGAL

Tinha 12 anos em 1966 e estava na casa da Tia Terezinha, em Uberlândia, então uma promissora pequena cidade do triângulo mineiro. Ouvíamos a copa da Inglaterra pelo rádio; não me esqueço da decepção com a derrota brasileira, jogo violentíssimo. A euforia portuguesa tratava o grande Euzébio como o novo Pelé. Não era, como fez questão de demonstrar o brasileiro na copa de 70! Acho que hoje dá Brasil, um time discreto, mas consistente.

quinta-feira, 24 de junho de 2010

INTOLERÂNCIA FASCISTA

Mussolini tinha discurso de esquerda, mas aos poucos entendeu que o caminho mais curto para o poder era tornar-se confiável para a direita. Usando de extrema violência contra o movimento sindical italiano, chegou ao poder e à glória com seu fascismo. Acabou pendurado de cabeça para baixo. Esta semana uma sindicalista foi agredida por ocupante de cargo de confiança desta administração. Marcelo Pardini, que chefia a área responsável pelo bloqueio do Youtube na zona sul, chamou atores respeitados e conhecidos em Poços de "vagabundos", além de ser acusado de agressões contra uma líder sindical. É a cara desta gestão - incompetência, intolerância e "muita coragem" para agredir artistas que trabalham e mulheres sindicalistas. Minha solidariedade aos artistas e aos sindicalistas!

O CASO DA ÁGUA - SEPARANDO AS COISAS

Tenho sido cobrado aqui para falar sobre a empresa poluidora da Saturnino. Desde o início tenho procurado ser cuidadoso quanto a esta questão e continuo com a mesma conduta. Primeiro porque até aqui não tive acesso à medições de  flúor à montante da represa (estou procurando); segundo porque tenho convicção que, mesmo tendo assumido responsabilidades, não creio que a Mineração Curimbaba seja a única! A esperteza da administração está em desviar o foco do debate para o agente poluidor, mas é ela quem tem que responder porque escondeu da população o fato gravíssimo e, pior, permitiu que quase a metade dela consumisse água em níveis tóxicos por quase dois meses! O fato concreto, por razões políticas ou não, é que se não tívessemos denunciado, a água estaria sendo servida até agora, enquanto nossos festivos administradores continuariam fazendo cara de paisagem! Quanto a outras considerações de inspiração menor, posso lembrar que foi na nossa gestão que a Represa Bortolan ficou livre da mortandade de peixes que ocorriam duas vêzes por ano. E os peixes eram de lá...

quarta-feira, 23 de junho de 2010

CNI IBOPE - IMPORTANTE É A TENDENCIA

A Confederação Nacional da Indústria divulgou hoje pesquisa encomendada ao IBOPE sobre a disputa presidencial. Reafirmo que os números são menos importantes que a clara tendencia de crescimento da Dilma em relação à agora decrescente curva de Serra. Aos números:
Cenário 1(com todos os postulantes, inclusive os chamados "nanicos"): Dilma - 38,2% Serra - 32,3% Marina - 7%
Cenário 2 (apenas os três principais):
Dilma - 40% Serra - 35% Marina - 9%
Cenário 3 (espontânea):
Dilma - 22% Lula - 20% Serra - 16% Marina - 3%
Cenário de segundo turno:
Dilma - 45%  Serra - 38%

"CRIME AMBIENTAL" AFIRMA GEÓLOGA

A geóloga Ângela esteve ontem na TV Plan, no Jornal do Meio-Dia e durante sua entrevista alertou sobre os sérios danos provocados à represa Saturnino de Brito e à população. A profissional, muito respeitada, enfatizou que estamos diante de um crime ambiental grave e que não temos como identificar nenhum responsável técnico pelo monitoramento da represa.
Mas o povo de Poços de Caldas não se pode deixar enganar com a estratégia do prefeito que só fala nos esforços para identificar a empresa poluidora, desviando o foco de sua responsabilidade deao manter o fornecimento de água contaminada desde o mês de maio a população.
A verdade é que se não fossem denunciados por este blog nossas crianças, jovens, homens e mulheres, idosos e enfermos, pessoas hospitalizadas, estariam consumindo água contaminada. Verifique nas contas anteriores de água se há informações sobre os índices de fluoreto pois na planilha do DMAE que divulguei, eles  estavam elevadíssimos. Por fim, para evitar o prejuízo político gerado pela própria irresponsabilidade, tentou-se misturar a água contaminada com água limpa para evitar problemas no abastecimento. Não deu certo. Então, liberaram grande parte da água contaminada rio abaixo para que possa ser ingerida sabe-se lá por quem! Afinal, dessa água eles não bebem....

terça-feira, 22 de junho de 2010

DIA DIFÍCIL

O dia andou difícil, tenso, assustador. Fiquei fora do ar o dia todo, a equipe do blog foi dando conta das moderações e postagens. Agora à noite estou dando uma repassada nos comentários. A indignação é tanto maior quanto menor é o espaço do direito de denunciar, reclamar, desabafar, não ser enganado. Tenho recebido relatos de "tomadas de satisfações pessoais", como se fosse direito único o apoio incondicional à atual administração. Esta gestão é uma lástima, não estou feliz que seja assim, mas é. Quem paga e caro é a população, quem fica para trás é a nossa cidade. Esta questão da água é a pá de cal na credibilidade do grupo político que comanda Poços. Não vi nenhuma de suas lideranças assumir publicamente que erraram. Preferem continuar enganando (ou fazendo de conta que tudo é alarmismo)!

CRIANÇAS SEM AULA; COMÉRCIO SEM ÁGUA

A Escola Municipal Alvino Hosken no bairro Santa Rita próximo a fonte do Monjolinho suspendeu as aulas e devolveu às suas casas dezenas de alunos. O motivo é que o bairro inteiro sofre com o problema da contaminação na Represa Saturnino de Brito - Não tem água
É lamentável uma situação dessas nos dias de hoje, o problema na represa ficou sob o manto do silêncio desde Abril e agora explode trazendo transtornos à população.
O diretor do DMAE que na entrevista coletiva garantiu não haver falta de água e insistiu dizer que a situação estaria controlada deveria envergonhar-se.
Nossa cidade não merece o que está enfrentando no sistema de transporte público, na saúde, no trato com os servidores e agora de uma forma absurda na questão da água.
Foi avisado aqui sobre tudo que aconteceria, parece que temos mais planejamento do que os próprios administradores. 

UMA MARCHINHA PARA O DME E DMAE

O DME entrou em franca decadência após a chegada dos Midas às avessas (os que tornaram a economia de Varginha maior que a de Poços). Agora detonam o DMAE. Ambas eram referências graças ao seu corpo de funcionários e o carinho com que foram cuidadas por diferentes administrações. Parafraseando Vitor Simon e Fernando Martins, acho que agora já podemos sugerir um novo jingle de campanha para os bons de serviço: "Poços de Caldas/ com esta gente que te conduz/ agora falta água/ agora é pouca luz!"

segunda-feira, 21 de junho de 2010

PEIXES NÃO MENTEM

Depois da rídicula versão de que os peixes da Saturnino haviam "morrido de frio", o prefeito conseguiu ser ainda mais criativo - afirmou que os peixes não são daquela represa. Fiquei imaginando um cardume voador e suicida, que ao tomar conhecimento (antes da população, claro) dos níveis tóxicos de flúor na água alçaram voo para seu último destino. Ou o prefeito se acha um gênio ou aposta que somos todos idiotas. O importante do ponto de vista ambiental é descobrir quem contaminou; do ponto de vista da saúde pública quem cometeu o crime de continuar o abastecimento mesmo sabendo que a água era imprópria para consumo! Isso já sabemos.

EFICIENCIA ADMINISTRATIVA

O Rodeio das vaias terminou no dia 13 de junho.  Até hoje não haviam coletado o lixo produzido durante o evento. São inúmeros sacos plásticos, alguns já rompidos, além de copos e outros resíduos espalhados pela ciclovia. Deve ser por essas e outras que acham que a taxa de lixo tem que ser mais cara. Afinal, eficiencia custa!

HÉLIO COSTA E PATRUS - A CHAPA DE DILMA EM MINAS

O ex-ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias, praticamente consolidou sua candidatura à vice-governador, durante o encontro do Partido dos Trabalhadores realizado no último fim de semana. Assim, fica definida a chapa de Lula e Dilma em Minas Gerais - Hélio Costa governador, Patrus, vice e Pimentel senador!

domingo, 20 de junho de 2010

CORA CORALINA

Saber Viver

Não sei... Se a vida é curta
Ou longa demais pra nós,
Mas sei que nada do que vivemos
Tem sentido, se não tocamos o coração das pessoas.
Muitas vezes basta ser:
Colo que acolhe,
Braço que envolve,
Palavra que conforta,
Silêncio que respeita,
Alegria que contagia,
Lágrima que corre,
Olhar que acaricia,
Desejo que sacia,
Amor que promove.
E isso não é coisa de outro mundo,
É o que dá sentido à vida.
É o que faz com que ela
Não seja nem curta,
Nem longa demais,
Mas que seja intensa,
Verdadeira, pura... Enquanto durar

sábado, 19 de junho de 2010

TURVAS ÁGUAS

Nossas águas estão no começo de tudo. Desde as atividades pastoris do século XIX até o surgimento dos primeiros traços urbanos do que viria a ser a mais importante estância hidromineral da América Latina. Nossas fontes medicinais, as incontáveis insurgencias esgueirando-se pelas frestas e fraturas das rochas, as montanhas como cenários de minúsculas correntezas que se juntam como respostas ao desafio de nossas alturas. A água é o começo, a água é o corpo, o verde, os pássaros, os bichos, as flores, os peixes. São os meninos e meninas que querem nascer, as que experimentam seus primeiros passos, tornam-se crianças. São os jovens, são os adultos. A água é chuva que lava e alimenta o solo, dá volume aos rios, a água é a vida, é a barriga que a abriga e com ela outra vida. A água não é o cano, não é o filtro, não é a torneira, não é a mercadoria, não é a conta que se paga a cada mês. A água é forte quando se vinga e arrasta as tralhas da estupidez que se interpõem ao curso. A água é singela e frágil, inocente e ingênua, indefesa ante as mãos sujas de culpa e sórdidas de insensatez, ante a ausência de escrúpulos e o transbordar dos cinismos. A água não pode ser culpada, nunca é; mas pode ser ferramenta a abreviar o fim.

POUCO FUTEBOL


Pelo menos até aqui nenhuma seleção convenceu, nem mesmo a festejada Argentina (defesa fraquinha). Pelo andar da carruagem, esta copa tem tudo para repetir 1994 - ganha o menos pior!

JOSÉ SARAMAGO

"O que as vitórias têm de mau é que não são definitivas. O que as derrotas têm de bom é que também não são definitivas."

sexta-feira, 18 de junho de 2010

ESVAZIANDO A REPRESA

A represa Saturnino de Brito está sendo esvaziada. Depois de semanas "garantindo a qualidade da água", o DMAE reconhece que mentia - a água está imprestável para consumo humano. Identificar o agente poluidor é necessário, mas o principal problema é que o prefeito e o diretor do departamento determinaram a continuidade do abastecimento de água tóxica para cerca de 40% da população. A contaminação da água tem que ser tratada como crime ambiental. A ordem de esconder o problema é crime contra a saúde pública. Há informações de que os índices de flúor na represa são exponencialmente superiores aos divulgados. Estou apurando. Crime continuado!
PS - O Caruso divulgou hoje que o DMAE não tem licença de funcionamento no CREA. Pode? Leia na íntegra

ELES VOLTARAM...

Foi preciso recusar comentários extremamente agressivos e caluniosos. Toda vez que este blog revela os equívocos e denuncia problemas relacionados à administração municipal, a estratégia se repete. Anônimos, esquecem o assunto e postam comentários com xingamentos, intimidações, palavrões desesperados e me desafiam a "corajosa e democraticamente" publicar a cantilena. Coisas do tipo "salve sua biografia", "seu fim está próximo" e adjetivos de bocas de esgoto. Envenenam a população e acham que podem envenenar meu dia. Não podem tudo, meus caros!

BRASÍLIA CONFIDENCIAL - BOA NOTÍCIA

Ministro garante que Brasil está livre de epidemia de gripe suína
A vacinação de 81 milhões de pessoas, que formavam 88% do público-alvo da campanha de imunização contra gripe suína, levou ontem o ministro da Saúde, José Temporão, a garantir que “o Brasil está livre de epidemia, com certeza”. Para o ministro, o resultado alcançado pela campanha elimina a possibilidade de que ocorram muitos casos [...]

quinta-feira, 17 de junho de 2010

DMAE - DEZ PERGUNTAS SEM RESPOSTAS

1 - Por que só agora, o DMAE reconhece a contaminação da represa Saturnino de Brito?
2 - Por que manteve em seu site uma informação mentirosa sobre a qualidade da água?
3 - Por que não comunicou a população consumidora da água, cumprindo exigência legal?
4 - O Conselho Regional de Química está ciente dos procedimentos adotados pelos profissionais de tratamento de água? Quem é o técnico que atestou a qualidade?
5 - Qual o nível de flúor na água distribuida para a população hoje?
6 - A água em depósito nas caixas d'água devem ser descartadas?
7 - Se os peixes que morreram foram vítimas da inversão térmica, porque não morreram peixes no Bortolan?
8 - Por que falar em análises fora de Poços se aqui existem laboratórios em condições de oferecer os mesmos serviços - DMAE, INB e CNEN?
9 - Por que insistem em dizer que o flúor em excesso não faz mal à saúde?
10- Por que o prefeito não determinou a suspensão do abastecimento tão logo soube  do problema?

O FATO E A FOTO

De tudo que soube da entrevista coletiva do diretor do Departamento de Água e Esgoto, a única informação relevante é que o prefeito determinou a continuidade do abastecimento de água em níveis de flúor superiores aos permitidos por lei. Portanto, é ele o responsável, encurtando caminho para as investigações sobre o crime contra a saúde pública e o meio ambiente. Pois é, Dr. Armando, brincadeiras em serviço causam acidentes; brincar com a saúde do povo causa o que?

MEDINDO A TEMPERATURA


Recente evento público em Poços de Caldas parece ter acendido as luzes de emergência nos meios situacionistas locais. A população presente, geralmente generosa em receber e avaliar políticos, aplicou uma sonora vaia após o anúncio da presença dois deles. Quem esteve lá poderia nos ajudar a saber de quem se trata. 

CÂMARA DE VEREADORES - FUTURO? QUE FUTURO?

Um acordo da base aliada do prefeito aprovou alteração na legislação que fixa o perímetro urbano de Poços de Caldas. Alheios à realidade, a maioria dos vereadores, entendeu que a é mais importante estar ao lado do prefeito do que pensar no futuro de Poços. Enquanto o mundo se debruça sobre o futuro das reservas de água e seus impactos nas sociedades, nosso edis preferem um Paço Municipal em área de proteção das nossas águas. Médicos que não dispensam um responsável técnico por análises de laboratório, cidadãos que não residem em casa sem anotação de responsabilidade de engenheiro e religiosos que não descuidam da origem de seus livros sagrados, estes vereadores concordam com o prefeito - não é preciso nenhum responsável técnico para garantir o abastecimento futuro de água no município. Afinal, quem autoriza ou se omite diante do consumo de água tóxica no presente, não pode mesmo ter nenhuma noção de futuro!
Este site homenageia a postura do Prof. Flávio, Waldemarzinho, Ciça e Joaquim da Farmácia, exceções nesta triste votação da última terça-feira!

quarta-feira, 16 de junho de 2010

SE NÃO FOSSEM DENUNCIADOS ASSUMIRIAM?

O diretor do DMAE - Departamento Municipal de Água e Esgoto de Poços de Caldas, Armando Bertoni, em entrevista, acabou de admitir hoje (16/06/2010) na TV Poços que JÁ EXISTE RACIONAMENTO DE ÁGUA.
Pediu à população que não use água para lavar calçadas, automóveis e outras atividades secundárias. Informou que a captação de água da represa Saturnino de Brito está restrita e que algumas manobras estão sendo feita para dar conta do abastecimento.
Bem, o diretor do DMAE ainda precisa responder algumas questões:
1ª - Quem contaminou a represa Saturnino de Brito?;
2ª -Se desde Maio a água se apresentava imprópria para consumo (conforme dados na planilha) quem autorizou o fornecimento à população?;
3ª - Por que só após denúncia neste blog e publicação da planilha as medidas de contenção foram tomadas?
4ª - A população vai pagar neste um mês de consumo por água imprópria para consumo? E a saúde de quem utilizou da água?
5ª - Vai cumprir o que determina o Decreto Federal nº 5440, de 04 de maio de 2005, Cap. IV, Art. 14 - § único "o alerta à população atingida deve contemplar o período que a água estará imprópria para consumo..." e ainda Art. 15, § único - "o consumidor deverá ser comunicado, formalmente, por meio de correspondência, no prazo máximo de trinta dias, sobre as providências adotadas."

MANHÃ DE TRISTEZA - MORREU MAURINHO TEIXEIRA!

Maurinho tinha gestos largos, um pouco exagerados, quase adolescentes. Tinha um riso fácil, que brotava naturalmente, falava alto, argumentava com obstinação, abraçava com sinceridade. Seus discursos eram recheados de símbolos, de histórias que contava, de pequenos e inspirados rasgos de bom humor. Maurinho incorporou como ninguém a idéia de que " o PT é outra história". Está gravado na memória do Sul de Minas o rosto simpático e sorridente na televisão, sintetizando sua opinião sobre as duras disputas políticas em Varginha - a mão aberta passando sobre o rosto e a afirmação - "Com o PT é outra história". Venceu uma eleição dificilima, reelegeu-se e fez seu sucessor. Queria ser deputado e seria um brilhante deputado, atento aos temas gerais, mas com os pés fincados em "sua Varginha", que amava com um saudável bairrismo. Estive com ele no último sábado, fez um discurso lembrando a copa do mundo (futebol era sua outra paixão), para dizer que a bandeira da África do Sul era uma lição - a lição da convergência. Fez referências generosas a mim e ao fim dos discursos nos abraçamos. Despedimo-nos duas ou três vêzes e, ao sair, ainda o vi na fila do refeitório, falando, gesticulando e rindo. Junto dele, sua maior paixão - sua mulher Geisa. Foi embora de repente e muito cedo, deixando uma rastro de tristeza e inconformismo. Certamente, sem o nosso amigo e companheiro Maurinho, a história do PT do sul de Minas agora é outra - mais triste, mais vazia. Vai com Deus, companheiro "para a grande viagem de luz"!

terça-feira, 15 de junho de 2010

BRASIL VENCE - TÍMIDO, MAS BOM COMEÇO

O Brasil venceu hoje a Coreia do Norte. É um bom começo, considerando nervosismo de estréia, mas uma apresentação muito tímida para quem pretende ser campeão do mundo. O futebol é um espetáculo, fascina os brasileiros como nenhum outro esporte poderia fazer. É dia de comemorar, mas amanhã retomamos o assunto do envenenamento da água e a comentaremos a votação na Câmara. Os inimigos de Poços não perdem por esperar!
PS - Obrigado, Caruso!

ASPECTOS ÉTICOS DO USO DE FLUOR NA ÁGUA

Constitui imperativo ético conhecer o teor de F normalmente encontrado nas águas de um determinado manancial (teor natural de flúor), antes de disponibilizá-las ao consumo humano. Isso decorre do fato de que, em relação ao teor ideal para prevenir cárie, as águas podem ser hipofluoradas (teores inferiores a 0,55 ppmF, na maior parte do território brasileiro onde o teor ótimo é 0,70 ppmF), isofluoradas ou hiperfluoradas (teores superiores a 0,84 ppmF, na maior parte do território brasileiro onde o teor ótimo é 0,70 ppmF) (NARVAI; BIGHETTI, 2008).
Teores inadequados de flúor em águas têm implicações éticas. Se a água é hipofluorada, não protege contra cárie, e isso deve ser informado à população. Se a água é hiperfluorada, a população com idade até nove anos fica exposta a desenvolver fluorose dentária em graus estética e funcionalmente significativos.
Tendo em vista o valor inestimável da água para a saúde humana e considerando as dificuldades para sua obtenção em determinadas localidades, a norma brasileira (Portaria MS-GM-518, de 25/3/2004) (BRASIL, 2004a) fixou o VMP de fluoreto em 1,5 ppm. Esse teor é, certamente, prejudicial aos menores de nove anos de idade continuamente expostos e deve ser entendido,
sob o aspecto ético, como decorrente apenas do esforço desenvolvido pela área de saneamento para prover água tratada às populações humanas em todo o país. Tal teor não é, contudo, o recomendado para o Brasil pela Coordenação Nacional de Saúde Bucal nem por qualquer entidade de saúde pública ou instituição odontológica, cujas referências são as indicadas neste Guia. Portanto, a exposição compulsória, continuada, de indivíduos menores de nove anos de idade a teores superiores a 0,84 ppmF (onde o teor ótimo é 0,70 ppmF) ou a 1,14 ppmF (onde o teor ótimo é 1,00 ppmF) implica informar
seus responsáveis sobre tais riscos, recomendando- lhes evitar ingerir e preparar alimentos com essas águas. Em nenhuma hipótese, água cujo teor de F é desconhecido pode ser fornecida à população.
Referência: Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica.Guia de recomendações para o uso de fluoretos no Brasil / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – Brasília : Ministério da Saúde, 2009. 56 p. : il.– (Série A. Normas e Manuais Técnicos)

O BRASIL QUE PRECISA CONTINUAR

Brasília Confidencial - MEC abre inscrições para mais de 60.000 bolsas do ProUni

15/06/2010
Começa hoje e vai até sábado, dia 19, o período de inscrição para o Programa Universidade para Todos (ProUni). São oferecidas 60.488 bolsas – 39.113 de custeio integral e 21.375 que custeiam 50% da mensalidade – em 1.225 instituições de ensino superior. Podem concorrer à bolsa integral candidatos com renda familiar mensal de até [...] Leia mais

segunda-feira, 14 de junho de 2010

SUSPENSÃO DA TAXA DE LIXO EM VOTAÇÃO

Entra amanhã (15/06) para votação projeto de lei que derruba a cobrança abusiva da taxa de lixo. Será no dia da estréia da seleção brasileira mas vale participar e acompanhar de perto a sessão. Para relembrar, a taxa de lixo sofreu um aumento de 65% dado pelo atual prefeito. A iniciativa partiu dos vereadores Waldemar Lemes (PMDB), Professor Flávio (PT), Joaquim da Farmácia (PMDB), Paulo Eustáquio (PTB) e Ciça (PSB).
A sessão terá início as 12h00min e terminará as 14h00min em virtude da partida Brasil x Coréia do Norte, pela Copa do Mundo.
O Decreto Legislativo que poderá suspender a cobrança precisa de 08 votos para ser aprovado. Agora é acompanhar de perto o voto de confiança dado a cada vereador e verificar quem é pela população e quem é somente pela vontade do prefeito.

DMAE - ELES PISCARAM...

O Departamento Municipal de Água e Esgoto está operando o abastecimento trazendo água (sem fluor) de outras estações de tratamento, com o objetivo de diluir os níveis tóxicos encontrados na represa Saturnino de Brito. Para quem vinha garantindo a qualidade da água, esta decisão, antecipada aqui, é o reconhecimento da farsa que sustentavam. Duas coisas importantes - esta operação não livra a cidade de racionamento e a água não consumida está sendo jogada no rio, em níveis acima do permitido pela legislação ambiental.

domingo, 13 de junho de 2010

DILMA: UM BRASIL COM ALMA E CORAÇÃO DE MULHER

A Convenção Nacional do PT aprovou hoje o nome de Dilma Roussef como candidata à presidente do Brasil. Dilma tem uma história belíssima, de militância, resistência e combate à ditadura civil militar 1964 a 1985. É reconhecida pela sua capacidade de criar e gerenciar políticas públicas, pela sua dedicação incondicional ao trabalho e compromisso. De sua responsabilidade como candidata, Dilma afirmou: "Não é por acaso que depois deste grande homem, o nosso Brasil possa ser governado por uma mulher. Por uma mulher que vai continuar o Brasil de Lula, mas que fará um Brasil de Lula com alma e coração de mulher".

E POR QUE É DOMINGO...

Aproveite o sol que aquece esta manhã de inverno, aproveite o dia com a família e os amigos. Porque é domingo, descanse da semana de trabalho e prepare-se para a seguinte. Porque é domingo, reflita sobre a vida, a sua própria e a dos outros. Pense um pouco, nem que seja apenas um pouco, sobre o que pode fazer por um mundo mais justo e fraterno. Não se esconda porque é domingo, "abra a janela e deixe o sol entrar"!

sábado, 12 de junho de 2010

ÁGUA CONTAMINADA - PLANILHA DE 08/06/2010

Agora segue a planilha que aponta a contaminação em 08 de Junho. Percebam que desde Maio a taxa de flúor estava acima do permitido por lei e apresentava níveis tóxicos.

ÁGUA CONTAMINADA - PLANILHA DE 08/05/2010

No blog do Caruso um anônimo exigiu provas da acusação de envenenamento da água. Já publiquei, aqui, duas planilhas e agora vão mais duas, onde também segue destacado as altíssimas taxas de flúor na água servida à população.

DMAE - ÀS FAVAS A REPONSABILIDADE COM O POVO

O DMAE mantém em seu site a garantia de que a água da Saturnino de Brito tem qualidade para consumo humano. De diferente, noticiam, hoje, que estão pesquisando presença de fluor na água da represa. Eu não sou pesquisador e sei que tem, denuncio e provo que tem. O texto do DMAE (leia aqui) fala, fala e não diz nada. Tem gente que já escolheu - entre o banco dos réus e o banco das testemunhas, fica com o primeiro. Crime explícito contra o povo de Poços de Caldas

sexta-feira, 11 de junho de 2010

ÁGUA TÓXICA - AS PRÓXIMAS OCORRÊNCIAS

Vou ficar um pouco fora do ar hoje, pois viajo e só volto à noite. Vou monitorar à distância o trabalho da equipe. Quero antes, porem, completar o raciocínio da postagem anterior. O níveis de fluor estão chegando a níveis bactericidas ou seja, estão matando os microorganismos na represa. é provável que já comecem a surgir peixes mortos. Não há como esconder mais o problema. Haverá racionamento de água, o que confirma minha tese de que a população está consumindo água tóxica a pelo menos quarenta dias.
Em tempo - teve gente acessando o blog para dizer que eu estava faltando com o respeito aos funcionários do DMAE. Pelo contrário, foram eles que diagnosticaram o problema e exigiram soluções. Hoje, o Jornal da Cidade traz informação do diretor do DMAE Armando Bertoni, de que será contratada, emergencialmente, uma empresa especializada para resolver o problema. Não precisa gastar dinheiro a toa, Armando, os técnicos do DMAE, que você não ouviu, sabem fazer o que esta empresa vai cobrar para fazer!

DMAE - O QUE VÃO TENTAR HOJE

Uma das formas de solucionar o problema, é ensaiar possibilidades. Vamos imaginar, passo a passo, o que ocorreu com a água da Saturnino de Brito e os atos do diretor do DMAE e do prefeito:
1 - Perceberam, como todo mundo, que a água da represa apresentava coloração verde anormal.
2 - Determinaram que fossem realizadas análises para identificar o problema.
3 - Os técnicos do DMAE diagnosticaram níveis tóxicos de fluor na água e comunicaram o diretor.
4 - Monitoraram o Ribeirão da Ponte Alta e descobriram haver descarga industrial de fluor.
5 - Esta alta concentração de fluor, provavelmente, tem origem em poço artesiano (fenomeno comum em Poços) utilizado nas atividades da indústria.
6 - Identificada a indústria poluente, as autoridades fizeram uma "operação abafa" para proteger a empresa, em prejuízo do povo consumidor e do meio ambiente.
7 - Garantiram para a população que estava tudo normal, esperando que a questão se normalizasse.
8 - Enquanto isso, cerca de 40% da população, incluindo crianças, grávidas, idosos, doentes, hospitais, escolas, creches, hotéis, restaurantes, igrejas, bares, oficinas, lojas, etc continuaram a consumir a água envenenada (acima de 1,5 ppm de fluor - nível tóxico).
9 - O problema foi se agravando, porque os níveis de fluor foram aumentando na represa, especialmente porque a temporada de chuva acabou.
10- Os técnicos do DMAE exigiram uma posição do executivo municipal, que teria convidado o industrial para a mesma reunião e destratado os servidores.
11- Descobrimos o problema. O diretor do DMAE tomou as seguintes providências - restringiu o acesso aos resultados de análise e deu entrevista dizendo que a água está boa. Estuda uma alternativa de utilizar a água de outras estações de tratamento, sem comunicar a população. Isso é possível, mas haverá racionamento de água.
12 - Hoje vão tentar estancar a contaminação industrial. Isso é possível, mas é tarde. Se são quase dois meses de contaminação da represa serão necessários, no mínimo, mais dois meses para despoluir a represa. O objetivo seria apenas limpar a barra do industrial.
Bons de serviço e, muito melhor, de coração. Que o diga o industrial!

quinta-feira, 10 de junho de 2010

AGRAVANDO O CRIME

O DMAE insiste em continuar fornecendo água fora dos parâmetros químicos para parte da população de Poços. Está faltando com a verdade e age de maneira completamente irresponsável com a saúde pública, em especial com os idosos, crianças e grávidas. Diante da inevitável suspensão do fornecimento, vai adiando a decisão, agravando ainda mais o crime contra a saúde pública. Deve ser este o conceito que esta administração tem do povo de Poços de Caldas - acham que nós merecemos consumir água contaminada!
Vá ao vídeo e veja a diferença entre a água verde da represa (contaminada por fluor) e a água limpa de uma pequena barragem ao lado - transparente, com vida!

SUGESTÃO AO DMAE

O DMAE mantém em seu site a informação de que garante a qualidade da água da ETA 1 - São Benedito, que tem origem na Represa Saturnino de Brito. Poderia o diretor daquela autarquia indicar o nome e o número do registro profissional do técnico que "garante a qualidade", afinal deve haver um laudo dizendo que a água é boa!

BR 267 - LULA DARÁ ORDEM DE SERVIÇO

Segunda-feira, dia 14, o presidente Lula estará no Triângulo Mineiro, de onde por teleconferência, dará ordem de serviço para a completa restauração da Br267, entre Poços de Caldas e Machado. Esta obra terá início imediato e completa o compromisso de Lula com a região - Br 459, Br 146 e agora a 267. 

ÁGUA CONTAMINADA - PLANILHA DE ANÁLISE DO DIA 9 DE JUNHO

Esta é a planilha de ontem, dia 9 de junho. Nela é possível  observar o sinal ">", que significa maior. Provavelmente os técnicos analistas diluíram a amostra de água e ainda assim os níveis de fluor indicaram 2,2 ppm. Quer dizer que a contaminação é ainda maior!
Clique na imagem para ampliar

ÁGUA CONTAMINADA - PLANILHA DE ANÁLISE DO DIA 7 DE MAIO

Por sugestão de navegantes, estou postando a planilha de análise de água do DMAE, referente ao dia ao dia 7 de maio último. Vejam os números em destaque, lembrando que o limite máximo é 1,2 ppm. Clique na imagem para ampliar.

QUEM CONSOME A ÁGUA DA ETA 1 - SÃO BENEDITO

Área próxima da ETA 1 até a Correia Neto, Jardim dos Estados, toda a região que vai do São Benedito até o Parque Pinheiro. Reforça o abastecimento do Filtro José Alves, portanto contribui no abastecimento de parte da área central. São abastecidos os hospitais Pedro Sanches, Zona Leste, Santa Lúcia, São Domingos e Santa Casa. Para curiosidade dos vizinhos, há poucos dias, a Hemodiálise recebeu água de caminhão pipa.

NOVOS NÚMEROS DO DMAE E A QUALIDADE DA ÁGUA

Recebi agora os números das análises realizadas ontem, dia 9 de junho. São os seguintes - 2 horas 2,2ppm (mg/l); 8 horas 2,2 ppm (mg/l) e 14 horas 2,0 ppm (mg/l). Neste exato momento o site do DMAE mantem a informação de que a água da ETA 1 - São Benedito tem padrão de qualidade para consumo!!!!! Para ver como   o DMAE garante que está tudo bem, clique aqui.

quarta-feira, 9 de junho de 2010

DMAE - OS NÚMEROS DA CONTAMINAÇÃO

O limite para os níveis de fluor em Poços de Caldas é 1,2mg por litro (1,2mg/l) de água fornecida para consumo humano. Estes são os resultados por dia e hora, que chegaram às minhas mãos: 7 de maio - 4 horas 2,05mg/l; 12 horas 1,14mg/l. 8 de maio - 4 horas 1,72mg/l; 12 horas 1,79/l; 20 horas 2,20mg/l. 1 de junho - 2 horas 2,2mg/l; 8horas 2,2mg/l; 14horas 2,2mg/l; 20 horas 1,07mg/l. 2 de junho - 2 horas 2,09mg/l; 8horas 2,2mg/l; 14 horas 2,19mg/l; 20 horas 2,2mg/l. 3 de junho - 2 horas 2,1mg/l; 8horas 2,2mg/l; 14 horas 2,2mg/l; 20 horas 2mg/l. 4 de junho - 2 horas 1,98mg/l; 8 horas 2,2mg/l; 14 horas 2,2 mg/l; 20 horas 2,2 mg/l. 5 de junho - 2,08mg/l; 10 horas 1,74mg/l; 14 horas 2,2mg/l; 20 horas 2,10 mg/l. 6 de junho - 2 horas 2,2mg/l; 8 horas 2,2mg/l; 22 horas 2,2mg/l. 7 de junho - 2 horas 2,2mg/l; 8 horas 2mg/l; 16 horas 2mg/l; 22 horas 1,47mg/l. 8 de junho - 2 horas 2,2mg/l; 8 horas 1,98mg/l; 14 horas 2,07 mg/l; 20 horas 2,2mg/l. Vamos encaminhar estes resultados amanhã para a polícia, a secretaria estadual de saúde e ao ministério da saúde.

CONTAMINAÇÃO DA ÁGUA - CASO DE POLÍCIA

O excesso de fluor na água traz graves conseqüências ao organismo, em especial atingindo crianças, prejudicando até de maneira irreversível os dentes em formação, as pessoas com doenças ósseas e impactando fortemente os pacientes com problemas articulares e osteoporose. Se o DMAE agiu de acordo com as exigências da Portaria 518 comunicando as autoridades competentes, temos um inaceitável caso de omissão ou tentativa de acobertamento de caso. Resta saber se estamos diante de uma situação de contaminação industrial e se o silêncio do prefeito e seus assessores destina-se a proteger alguém. Neste caso deixamos de ter apenas uma questão de saúde pública e vamos para as páginas policiais.
Em tempo - Tem algumas semanas que estou pesquisando o assunto, graças a um navegante que postou um comentário sobre as águas da Saturnino de Brito!

AS MEDIDAS QUE O DMAE DEVERIA TER TOMADO

Ainda de acordo com a portaria 518 em seu artigo 9º, ítem V, o responsável pela operação do sistema (DMAE) deve notificar imediatamente a autoridade de saúde pública "sempre que houver indícios de risco à saúde ou sempre que amostras coletadas apresentarem resultados em desacordo com os limites". É de se perguntar se o DMAE notificou a Secretaria Municipal de Saúde. No ítem VIII, a exigência de comunicação se estende à população, que deve ser informada de "qualquer não conformidade na qualidade da água tratada, identificada como de risco à saúde". Sabe-se que o DMAE não fez nenhum comunicado à população. Nos parâmetros de fluor ora denunciados, o DMAE já deveria ter comunicado o responsável pela Saúde Pública, comunicado a população, tomado medidas pertinentes para sanar as anomalias e suspendido o abastecimento e oferecido um plano de distribuição alternativo!

ÁGUA DO DMAE EM NÍVEIS TÓXICOS DE FLUOR

Há pelo menos um mês, o Departamento Municipal de Água e Esgoto tem conhecimento que a água tratada e distribuída pela ETA 1 - São Benedito não oferece condições qualidade para consumo humano. Trata-se de uma mas mais graves ocorrências envolvendo a saúde pública em toda a história da nossa cidade. Os níveis de fluor da água captada na Represa Saturnino de Brito estão muito acima dos padrões máximos de segurança, graças, suspeita-se, a contaminação industrial. Para entender melhor o problema, segundo a Portaria 518, de março de 2004 do Ministério da Saúde, a concentração máxima permitida para o fluor na água de consumo humano é de 1,5 mg por litro, sendo que no caso de Poços de Caldas em função da temperatura este nível não poderia ultrapassar 1,2 mg por litro! Ocorre que as medições desde pelo menos 7 de maio último estão bem acima deste padrão, ultrapassando freqüentemente 2,2 mg por litro, que é a medida máxima do fluorímetro do DMAE. Portanto não é nenhuma insensatez supor que os níveis consumidos sejam ainda maiores!

CLT OU ESTATUTO - QUEM VAI CUIDAR DA GRANA?

Um dos problemas sérios a serem enfrentados na implantação do Regime Jurídico Único dos Servidores é a guarda dos recursos do fundo de assistência e aposentadoria. No começo é tudo uma maravilha, garantias para todo lado, tranquilidade, estas coisas. Ocorre que a guarda deste dinheiro não é tão simples assim, envolve conhecimento de mercado, metas de resultados financeiros anuais, avaliação de riscos, oportunidades de investimentos, etc. Exige também que haja garantia absoluta de que nenhum prefeito perdulário ou irresponsável com dinheiro público possa lançar mão do dinheiro em caso de aperto. O DME esta aí como um exemplo de avanço sobre dinheiro público. A questão é que na hora da aposentadoria o dinheiro, se não bem guardado e administrado, pode não estar lá!

BRASILIA CONFIDENCIAL - BRASIL DE LULA DÁ ADEUS À CRISE

PIB tem a maior alta em 15 anos com crescimento de 9%

09/06/2010
JANAÍNA MICHALSKI
O Produto Interno Bruto (PIB) cresceu 9% nos primeiros três meses de 2010, em comparação ao mesmo período do ano passado. É a maior alta da série histórica que, desde 1995, compara o desempenho da economia em cada trimestre do ano vigente ao do ano anterior. Além disso, em relação aos últimos três meses [...] Para ler na íntegra.
Comentário meu - Voces se lembram que assinou carta recomendando voto contra o Lula aqui em Poços? Serão os mesmos que hoje dizem que trouxeram universidade, IFET, Bolsa Familia, restaurante Popular, PROUNI, recuperação das Estradas, SAMU, etc?

terça-feira, 8 de junho de 2010

QUEM ESTÁ CONTRA A ZONA SUL?

Quatro vereadores recuaram hoje na votação sobre a área onde pretendem construir o Paço Municipal - Paulo Eustáquio, Regina, Álvaro e Rogério. Vejam bem o que votaram - não será mais obrigado a apresentação de um laudo técnico assinado por engenheiro garantindo que tais construções não trarão impacto sobre o futuro do abastecimento de água na cidade (!!!!!). Esta responsabilidade técnica foi consignada em lei por acordo entre os vereadores da legislatura passada. O acordo não vale mais, visto que o alcaide descobriu que nenhum técnico seria louco de dar esta garantia pela simples razão de que o Paço naquele lugar compromete a recarga dos lençóis freáticos, portanto a oferta futura de água. O argumento usado é que o Paço vai beneficiar a Zona Sul. Não, não vai. Se fosse para beneficiar a Zona Sul, poderiam ter escolhido outro terreno, mas os amigos não tem outro terreno, o terreno dos amigos financiadores de campanha é por ali. Se fosse para beneficiar a Zona Sul poderiam ter levado a Universidade Federal para lá, mas os amigos não tem terreno para ser desapropriado com esta finalidade. Se fosse para beneficiar a Zona Sul não teriam implantado este sistema de transporte que penaliza quem precisa de ônibus, portanto os moradores, também da Zona Sul. Se fosse para beneficiar a Zona Sul não teriam abandonado o Juca Cobra, a piscina, não teriam dado o aumento absurdo na taxa de lixo, não teriam zombado dos moradores com aquela absurda e desqualificada "pista de caminhada". A luta que estão travando é para beneficiar os amigos, que com esse passo poderiam até construir prédios de apartamentos (já anunciaram um) e lotearem suas propriedades rurais. Esta é a verdade! A luta não termina, entretanto. Da mesma maneira que vereadores foram convencidos a mudar o voto, podem ter outra opinião na terceira votação; está passando da hora do Judiciário desistir desta aventura e, por fim, há responsabilidades técnicas que lei municipal nenhuma pode suprimir! Os homens e mulheres que tem responsabilidade pública podem optar pela pergunta que preferem responder: 1) Quem está com o prefeito? 2) Quem está com a cidade toda, portanto com a Zona Sul?

QUAL ESTÁ VALENDO?

Próximo ao fontanário da Rua Cambará, em Poços de Caldas, existem duas placas que sinalizam a realização de duas obras. Um detalhe: é a mesma obra.
1ª - A placa situada à esquerda na foto é de 2008, tem prazo de 120 dias, valor aproximado de 145 mil reais;
2ª - A segunda situada à direita é de 2009, tem prazo de 120 dias e e valor da obra aproximado de 245 mil reais.
É o mesmo serviço, com dotações orçamentárias diferentes, mesma empresa, porém 100.000 reais mais cara. O blog pergunta: Qual placa está valendo? Por que o acréscimo de 100 mil reais? O serviço foi feito duas vêzes?
A função de fiscalizar a aplicação do dinheiro público é direito de todo cidadão, também dos vereadores e do Ministério Público.
Obs: a data da fotografia é 07/06/2010.

BRASÍLIA CONFIDENCIAL

Plano favorece classe média rural para conter preços dos alimentos

CAROLINA CASCÃO
O volume de crédito oferecido pelo Governo Lula para financiar a próxima safra agrícola chegará a R$ 116 bilhões. As empresas do setor terão à disposição R$ 100 bilhões e a agricultura familiar os outros R$ 16 bilhões, anunciou ontem o ministro Wagner Rossi, ao divulgar o Plano Agrícola e Pecuário 2010/2011 em [...] Leia mais

ENCONTRO NO SANTA ROSÁLIA

A Coordenação dos Movimentos Sociais esteve reunida no último domingo (06/06) com moradores do bairro Santa Rosália, Santana e Primavera. Na pauta foi apresentada a situação do transporte público, o IPTU, a cobrança da taxa de lixo e o atendimento à saúde.
Na ocasião os organizadores distribuíram mais de 30 folhas para coleta de assinaturas, 500 panfletos informativos e colheram depoimentos de moradores que estão insatisfeitos com o grupo político que assumiu a cidade. O próximo encontro será no Jardim São Paulo.
Esse trabalho é resultado do Dia do Basta! promovido dias atrás no Hotel Nacional.

segunda-feira, 7 de junho de 2010

PMDB E PT FECHAM ALIANÇA EM MINAS

Brasília - O Partidos dos Trabalhadores e o Partido do Movimento Democrático Brasileiro acabam de concluir os entendimentos para a disputa em Minas Gerais. Já definido - Hélio Costa é o candidato ao governo do Estado, Pimentel é o candidato ao Senado. Falta a definição do vice, provavelmente Patrus Ananias.

CLT OU ESTATUTO - ECONOMIA PARA O MUNICÍPIO?

Entre as justificativas apresentadas para a mudança no Regime Jurídico dos Servidores está a economia, que segundo declarações diversas, ficariam na casa de R$10.000.000,00 por ano. Acredito que este valor possa ser um pouco maior, algo em torno de R$15 a R$18 milhões, valor significativo para investimentos e custeio de serviços públicos. O que chama a atenção, porém, é que entre maio de 2004 e maio de 2009 (data do último reajuste), a inflação ficou em 28,9705%, portanto a folha de pagamentos deveria estar na casa de 105 a 108 milhões por ano, considerando-se expansão de serviços e algum ganho real no período. O problema é que a folha está na casa de 130 milhões/ano, revelando descontrole e falta de gestão responsável do dinheiro público. Vão fazer todo este trabalho de mudança no regime para economizar menos que o inchaço da folha promovido pela administração 2005-2010!

CLT OU ESTATUTO?

A dúvida persiste e a insegurança é cada vez maior. A administração municipal não consegue esclarecer os servidores, mas avisa que quer votar com urgência tal mudança. O Legislativo, ao que parece, deve tomar a decisão mais acertada contratando o IBAM para assessorar a discussão. Isto traz dois benefícios - o primeiro, óbvio, é dotar os vereadores de informações indispensáveis à decisão que irão tomar; a segunda, acessória mas não menos importante, dá o ritmo prudente para as discussões, a consulta aos servidores; afinal esta mudança trará consequencias pelas décadas seguintes. Só a falta de noção pode querer decidir em dias algo que vai repercutir no resto da vida dos servidores públicos municipais. Ao longo da semana, vou expor algumas opiniões sobre o tema.

domingo, 6 de junho de 2010

TRANSPARÊNCIA E CIDADANIA NO ORÇAMENTO PÚBLICO

Por Lucas Chianello
Como observamos, estamos muito distantes em Poços de Caldas da efetiva participação popular, pois além da falta de vontade política da atual gestão municipal, que trabalha com orçamento no estilo “a portas fechadas”, não estamos detectando nenhuma iniciativa de organizações do terceiro setor para capacitar e fomentar a população para o tema. O fato é agravado na nossa cidade, pois temos uma tradição patrimonialista e muitos setores da sociedade estão viciados nessa forma de lidar com a coisa pública.
Leia na íntegra http://www.alemdagrandemidia.blogspot.com/




DANÇA DA SOLIDÃO - BOM DOMINGO

Solidão é lava que cobre tudo
Amargura em minha boca
Sorri seus dentes de chumbo
Solidão palavra cavada no coração
Resignado e mudo
No compasso da desilusão
Desilusão, desilusão
Danço eu dança você
Na dança da solidão
Para ver e ouvir Paulinho da Viola e Marisa Monte

BRASÍLIA CONFIDENCIAL - SÁBADO

Sem vetos, Lula sanciona Projeto Ficha Limpa
05/06/2010
O presidente Lula, sancionou ontem, sem vetos, o projeto Ficha Limpa, que proíbe, por oito anos, a candidatura de cidadãos condenados por um grupo de juízes e que torna também inelegível por oito anos o político que renunciar ao mandato para escapar à cassação. A nova lei será publicada hoje no Diário Oficial da União. Leia mais.

sábado, 5 de junho de 2010

VI O MUNDO - UM TIJOLAÇO NA VIRALATICE

Boff: A saudade do servo na velha diplomacia brasileira

por Leonardo Boff, via Tijolaço
O filósofo F. Hegel em sua Fenomenologia do Espírito analisou detalhadamente a dialética do senhor e do servo. O senhor se torna tanto mais senhor quanto mais o servo internaliza em si o senhor, o que aprofunda ainda mais seu estado de servo. A mesma dialética identificou Paulo Freire na relação oprimido-opressor em sua clássica obra Pedagogia do oprimido. Com humor comentou Frei Betto: “em cada cabeça de oprimido há uma placa virtual que diz: hospedaria de opressor”. Quer dizer, o opressor hospeda em si oprimido e é exatamente isso que o faz oprimido. A libertação se realiza quando o oprimido extrojeta o opressor e ai começa então uma nova história na qual não haverá mais oprimido e opressor mas o cidadão livre. Vale a pena ler na íntegra.

sexta-feira, 4 de junho de 2010

ANGELA DAVIS - UMA LEGENDA AMERICANA

1972: Ativista negra Angela Davis é absolvida nos EUA

Em 4 de junho de 1972, a ativista negra norte-americana Angela Davis foi absolvida da acusação de sequestro seguido de assassinato. A sentença da Justiça de San José, na Califórnia, não passou de formalidade. Durante o julgamento de três adolescentes negros, em 1970, quatro ativistas ligados aos Panteras Negras haviam invadido o tribunal de San Rafael para libertar seus "irmãos de raça" (os Soledad Brothers). Tomaram o juiz, um promotor e dois jurados como reféns. A polícia abriu fogo e, no tiroteio, morreram o juiz, um jurado e três ativistas negros. Leia na íntegra.

ACERTO DOS VEREADORES II

Em primeira votação, a maioria dos vereadores (Ciça, Waldemar, Joaquim, Flávio, Regina, Paulo Eustáquio, Rogério e Álvaro) demonstrou sensibilidade com a questão ambiental envolvendo a construção do Paço Municipal em local inadequado. Para construir lá, estes vereadores exigem garantias de que não haverá compromtimento futuro no abastecimento de água da cidade. Para os vereadores Tiaguinho, Pereira e Waldir, que votaram com o prefeito, isto não é importante!

ACERTO DOS VEREADORES I

Todos os vereadores assinaram requerimento à Mesa, para contratação do IBAM - Instituto Brasileiro de Administração Municipal, objetivando assessoria ao Legislativo  para melhor compreensão e encaminhamento da proposta de mudança do Regime Jurídico dos Servidores Municipais. Medida acertada, o IBAM tem competência na área e conhece bem Poços de Caldas - desenvolveu o Plano de Cargos e Salários e o Estatuto do Magistério na nossa gestão. O folclórico vereador que costuma chamar o IBAM de Instituto Tabajara também assinou. Nada como um dia após o outro!

COMPLACÊNCIA - VICENTE CARUSO

(Clique na imagem para ampliar)
Falei ontem que minha imagem preferida de Cristo é a Santa Ceia. O Caruso sugeriu que eu passasse os olhos no blog http://www.pintorescaruso.blogspot.com para conhecer um pouco a arte da família que é motivo muito justo de seu orgulho. Vale a pena conhecer a saga da família, que, como a minha, também deixou a Itália nos difíceis anos que se seguiram à unificação. Meu avô veio criança, em 1892, casou-se com uma espanholinha de olhos claros, lutou bravamente, criou nove filhos. Na sala da casa dele, na Vila Moreira em Pinhal, tinha esse quadro que agora sei que é de Vicente Caruso.

quinta-feira, 3 de junho de 2010

CORPUS CHRISTI

Das imagens de Cristo a que mais me agradou, sempre,  foi a da Santa Ceia. O Jesus crucificado, desde a infância, pareceu-me aterrador, torturante, inaceitável. Na ceia estava com os amigos, fraterno e irmão, mesmo diante da iminene traição. Urbano IV, em 1264, instituiu o dia de Corpus Christi, um belo dia de tapetes florais em honra ao cristianismo.

BRASÍLIA CONFIDENCIAL - DESESPERO TUCANO

PT e Dilma repudiam ataque de Serrra e do PSDB
“Uma patifaria” e “um ato de desespero” causado talvez por “um grau de estresse acima do suportável” por efeito de uma “pesquisite aguda”. Foi assim que o presidente do PT, José Eduardo Dutra, classificou as acusações feitas à pré-candidata Dilma Rousseff, terça-feira e ontem, respectivamente pelo presidente do PSDB, senador Sérgio Guerra (PE), e [...] Leia mais

quarta-feira, 2 de junho de 2010

TENDÊNCIA - DILMA TAMBÉM DECOLA NO RIO

Pesquisa IBOPE no Rio de Janeiro mostra a candidata do PT, Dilma, ampliando a diferença em relação aos demais candidatos, com sólida vantagem. Importante é perceber a curva crescente de preferência do eleitorado. Para ler na íntegra vá ao Viomundo

INSTITUTO SENSUS - MINAS GERAIS

Os números são secundários, importa é a tendência. O Instituto Sensus divulgou pesquisa em que Dilma aparece à frente de José Serra em Minas Gerais, confirmando curva ascendente na preferência do eleitorado. De outro lado, a pesquisa para governador em Minas indica uma difícil escolha da base governista entre o candidato do PT Fernando Pimentel e do PMDB Hélio Costa. Fundamental nesta discussão é a unidade entre os dois partidos. Não podemos colocar em risco o projeto nacional. Para ler na íntegra clique em conversa afiada.

REPERCUSSÕES DO BLOQUEIO NO YOUTUBE

Descartei alguns comentários por absolutamente impublicaveis. É rotina neste blog.  Diante da divulgação de disparates como essa atitude do executivo, a falta de argumentos é substituída pela mais rasteira pancadaria. Não houvesse o bloqueio, não haveria a postagem. Se fosse apenas erro, engano ou, ainda má fé, bastaria um desmentido mais contundente. Recebi aqui um questionamento sobre o uso de uma gravação com um funcionário, estagiário, inocente, não sabia etc... De acordo, ninguém disse aqui que a iniciativa do bloqueio foi dele, sabemos que cumpriu ordens. Quem indicou o funcionário para responder foi o Sr. Marcelo Pardini, que coordena a área, portanto com autoridade para destacar entre seus colaboradores aquele que deveria falar sobre o assunto.

YOUTUBE NA ZONA SUL - INJUSTIFICÁVEL

Temos o depoimento do funcionário afirmando por duas vezes que o sinal "está bloqueado". O bloqueio é tecnicamente possível e tecnicamente injustificável. A internet livre na área central de Poços não sofreu nenhuma intervenção. Portanto, é uma ação política de censura e medo.

terça-feira, 1 de junho de 2010

CHINA, IRÃ, PAQUISTÃO E ... POÇOS DE CALDAS!

Depois de virar personagem de programa humorístico na TV, o prefeito agora deu um verdadeiro passo para a eternidade. Colocou seu nome na galeria de grandes lideranças mundiais que cultivam a intolerância e temem o contraditório. Bloqueou a Internet na Zona Zul. Engraçado é que não bloqueou na área central. Ou ele acha que os moradores da Zona Sul são mais perigosos ou imagina poder discriminar os cidadãos poçoscaldendes de acordo com seu próprio desatino. Rídiculo, não fosse trágico!

BLOG DO CARUSO - "AVENIDA CELANESE: DUROU DEMAIS"

O Caruso parece que pegou a ponta do novelo... não vai parar mais. Numa postagem apresentou as falas dos responsáveis pela 'obra' da avenida Celanese e num clique mostrou que a realidade é completamente diferente daquilo que se propaga para publicação nos jornais e imprensa.
Não é de hoje que os problemas acumulam e a população enfrenta adversidades plantadas pela atual administração municipal. O asfalto da avenida é prova incontestável do desperdício e má gestão dos recursos públicos.
Leia mais e confira as falas dos responsáveis clicando no link abaixo.
crédito imagem: Rubens Caruso

MAIS DA ZONA SUL - YOUTUBE BLOQUEADO

Conforme se constatou o site do YouTube, um dos mais acessado no mundo, estava bloqueado desde a semana passada para os usuários da internet gratuita na zona Sul.
O fato foi verificado desde o último sábado quando moradores reclamaram da impossibilidade em abrir a página que dá acesso aos vídeos postados neste blog. A equipe que produz os vídeos esteve na zona Sul e registrou o depoimento dos moradores insatisfeitos com a "obra" da ciclovia. Empolgados, diversos usuários da internet gratuita foram buscar o vídeo e não conseguiam abri-lo. A mensagem que surgia na tela do computador era de que o site estava bloqueado. A equipe fez uma ligação telefônica e constatou - "O Youtube está bloqueado".
Fato semelhante aconteceu na China, com o Google, acesse o link e leia mais sobre a censura China bloqueia acesso ao Google