O caos provocado pelas mudanças no transporte coletivo em Poços, com reflexos diretos na vida das pessoas atingidas em sua economia e direitos básicos como trabalho, educação, saúde e lazer, além do próprio transporte, é uma oportunidade para refletirmos sobre o papel social da mídia. De há muito os jornais comerciais transformaram a notícia em mera mercadoria - quem paga mais, leva, de modo que o valor é medido na equação entre a venda no varejo ao consumidor da notícia (assinantes e compradores em banca) ou no atacado, quando o pagamento pode se dar em troca da subtração do acontecimento para conhecimento público ou, a invenção de fatos, para atingir determinada fração social. De outro lado, rádios e tvs que são concessões públicas tornaram-se trincheiras privadas onde o dono pode tudo - triar, escolher, criar, banir, fingir que nada acontece. Ainda é preciso refletir sobre o papel das rádios e tvs educativas, que se tornaram, em sua grande maioria, feudos políticos. Veja o que é possível "pescar" no mundo virtual sobre esta questão - "A história da regulação brasileira da televisão permite perceber que a inocente ou dissimulada tentativa de preservar o caráter isento e imparcial das emissoras não comerciais, através da proibição de publicidade, deu um pontapé ao avanço capitalista do setor privado responsável pelo serviço público de radiodifusão. As intenções econômicas e políticas se sobrepuseram às preocupações sociais". Não creio que apenas a liberação de publicidade e patrocínio possa solucionar o nó editorial. Mas é um bom começo de debate, que só cabe, neste momento, na internet.

Um caos verdadeiro e a maior falta de respeito da empresa conosco.
ResponderExcluirÉ culpa da mídia tb o Lula jogar sua biografia no lixo, abstendo-se de condenar Fidel e seu regime que mantém presos políticos? Dizer que não deve intrometer-se em "assuntos internos" após o vexame brasileiro portagonizado em Honduras, eacatológico caso de intromissão, é culpa da mídia tb? Aliar-se a Chavez, Kiko, Seu Madruga e Irã tb é culpa da mídia? PTzada, parem com essa mania de perseguição. Ou será que na CUT não tem jornalista? Ajoelhem-se aos pés de João Batista Figueiredo, que iniciou a volta da democracia ao Brasil e não reprimiu o Muda Brasil nem o Diretas-Já, no tempo em que o Lula também fez sua grevezinha de fome.
ResponderExcluirChega de se fazerem de coitadinhos. Vcs PTzada são sim da "elite", a que manda, que governa!
Júnior
É lamentável, esta semana ouví um jornalista de renome que eu admirava, limitando as participações da população para tentar amenizar a situação do convidado anunciante do programa.Antes eu ouvia que quanto mais participações melhor o programa e maior o interesse da população. A imparcialidade é difícil nestes casos.
ResponderExcluirJunior voce deve ser akele tipo "comunista" imundo que fica sem banho e cabelo sujo.
ResponderExcluirPassou o trem e vc ficou no meio da linha - atropelado... Acorda!
Junior, meu xará, vc me "xingou" de comunista mas não respondeu minhas perguntas. Logo, posso acreditar que vc tb acha que Cuba é um paraíso. um preso político (sim, lá existem presos políticos,e pior, jornalistas!) morrer em greve de fome é mero acidente de percurso e é um problema interno da republiqueta, mas não muda para lá nem a pau, né? Até pq lá vc não poderia nem escrever num computador. É esse o "país" que o Lulla tão bem trata... Responde lá minhas perguntas, por favor. Mas não saque o discursinho padrão do bolsa-familia, por favor!
ResponderExcluirA direita, culpada por imensos crimes ao longo da história, está se babando com a posição do Lula, com relação aos presos políticos de Cuba. Realmente, Lula cometeu um deslise, talvez para manter portas abertas para o empresariado brasileiro naquele país.
ResponderExcluirMas, foi um erro, sua posição frente ao caso. Ele não deveria submeter princípios aos interesses comerciais. Não deveria confundir a altivez da diplomacia brasileira, que está levando o Brasil a ser um dos países mais respeitados do mundo, com apoio ao stalinismo.
Agora, eu que sou de esquerda, participei da luta contra a ditadura, fui preso, e tenho orgulho do Brasil que conquistamos e estamos construindo, posso criticar o presidente. É uma crítica construtiva.
Já a direita, que estava e continua estando do outro lado da tricheira, não tem moral para tecer críticas a Lula. A direita tem as mãos sujas de sangue e a consciência poluída por milões de assassinatos.
A direita que não se conforma em ver uma esquerda bem sucedida no governo brasileiro, não se importa com a morte de presos políticos, como nunca se preocupou com isso, apenas usa o episódio para atacar o presidente.
Infelizmente Lula deu argumentos para ser atacado pela a direita falsa, mal intencionada e perversa.